Sobre o curso

É devido à atuação do profissional Engenheiro de Alimentos que a população pode contar com tantas inovações no setor de alimentos: sopa em copinho, lasanha em caixinhas (sem refrigeração!), feijão pronto para consumo (e fora da geladeira!)... Produtos com sabores e aparências tão diversas! E tudo isso e ainda mais: produtos com formulações para dietas especiais, maior teor de vitaminas e fibras, e processos que mantêm as características nutritivas das matérias-primas! É também devido a esse profissional, que domina conhecimentos biológicos, de engenharia e da área de humanas, que as matérias-primas vegetais e animais podem ser racionalmente e eficientemente utilizadas, dando origem a produtos de maior vida de prateleira, o que possibilita a regulagem da oferta dos alimentos. Deve-se lembrar ainda que esse profissional colabora para a redução de problemas de saúde, uma vez que está apto a garantir o processamento de alimentos seguros.

Saiba mais

Um dos mais tradicionais cursos do Brasil, o profissional formado no UNIFEB tem caráter multidisciplinar da profissão exige o domínio de conhecimentos necessários para o adequado processamento dos alimentos.

É preciso conhecer com profundidade os alimentos e seus diferentes tipos (carnes, frutas, hortaliças, laticínios, grãos, e outros), a composição, a bioquímica (reações enzimáticas, respiração, maturação, envelhecimento, etc), a microbiologia (microrganismos característicos, deterioração, etc), as características sensoriais (sabor, textura, aroma, etc), as diversas técnicas e processos, beneficiamentos (moagem, extração de polpas, de sucos, de óleos, etc), tratamentos térmicos (pasteurização, esterilização, congelamento, liofilização, etc), biotecnologia (fermentação, tratamentos enzimáticos, etc) e o emprego de ingredientes e matérias-primas.

Tem ex-alunos em cargos de gestão em todos os países no cinco continentes, com vasta contribuição para o desenvolvimento e crescimento da indústria alimentícia.

Indicadores de Qualidade

Conceito de Curso (CC): 3 (Noturno)

Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4 (Integral)

Atos Legais - Confira as portarias

Grade e Corpo Docente

Grade

Corpo Docente

Profª  Me. Renata Capanema Mussolini

Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos Curriculum Lattes