Sobre o curso

A Licenciatura em Física tem a finalidade de formar profissionais para o magistério, comprometidos com a docência e o domínio do saber ligado às ciências exatas, humanas, e sociais, compromissados com a educação como instrumento de transformação social. A metodologia do ensino adotada é fundamentada em uma proposta acadêmica e científica, que facilita o aprendizado nas diversas áreas da Física de forma a permitir que o aluno exerça as competências e habilidades necessárias para a formação de licenciado em Física generalista.

Saiba mais

Com sólida formação científica e acadêmica para atuar como professor da educação básica e universitária, em instituições públicas ou privadas; preparado para realizar um programa de mestrado ou doutorado em Ensino de Física ou áreas afins, permitindo assim a abertura de novas fronteiras de trabalho; qualificado para exercer suas atividades profissionais seguindo os preceitos éticos, morais, legais, humanísticos, críticos e reflexivos, compreendendo a realidade social, cultural e econômica da população e dirigindo sua atuação para transformar a realidade em benefício da sociedade.

Oferece projetos de pesquisa para que o aluno participe do Programa Institucional de Iniciação Científica com bolsa de estudo UNIFEB ou patrocinada por agências de fomento. Proporcionar a interação científica com diversos centros de excelência por meio de parcerias existentes entre os professores do curso e estes centros.

Um dos diferenciais do curso de Licenciatura em Física é sua integração com discentes dos cursos de química, educação física, biologia, matemática e pedagogia em disciplinas do núcleo comum, propiciando seu convívio social e acadêmico e a troca de experiências. Nas disciplinas específicas o aluno tem contato com a prática laboratorial, o que fortalece seu conhecimento teórico-prático. Mantém parcerias com os programas “Escola da Família” e o mais recente “Residência Educacional” que permite ao aluno do curso realizar estágio supervisionado remunerado.

Indicadores de Qualidade

Conceito de Curso (CC): 3

Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4

Atos Legais - Confira as portarias

Grade e Corpo Docente

Grade