III Seminário de Iniciação à Docência

Apresentação

Neste ano de 2017, realizaremos o nosso III Seminário de Iniciação à Docência, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – SID/PIBID com o tema “Formação de Professores: para onde caminha a docência?” com o intuito de apresentarmos os trabalhos realizados durante nosso terceiro ano de experiência, além de recebermos em nossa instituição um profissional que esteve à frente do PIBID durante muitos anos e que proferirá a palestra citada acima, Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira da Universidade Federal de Uberlândia.

Todos entendemos a importância e o diferencial de poder fazer parte de um programa que tem como objetivo principal o aperfeiçoamento e a valorização da formação docente. O PIBID tem tido como norte a perspectiva de qualidade, promovendo o diálogo e a integração entre as várias instâncias de formação do professor, articulando, de forma intencional, as bases teóricas com as práticas pedagógicas e inserindo o futuro profissional em uma relação concreta, presencial, autêntica com os alunos da educação básica, objeto maior de sua formação docente.

O PIBID teve seu início a partir de 2007, justamente quando a CAPES orientou sua missão para além da pós-graduação e pesquisa, reorganizando suas ações para induzir e fomentar, também, a formação inicial e continuada de profissionais da educação básica. Já em 2010, detalhou melhor sua regulamentação e, a partir de 2013, o UNIFEB foi contemplado com a aprovação do Projeto Institucional e de seus três subprojetos: Pedagogia, Interdisciplinar (Ciências Biológicas, Matemática, Física e Química)e Educação Física.

Muito nos honra fazer parte desse programa pelo que temos podido desenvolver a partir dele. Não se trata de discurso direcionado à educação, mas de verdadeira formação que se orienta a partir de ações concretas e práticas em torno de eixos que envolvem a formação do licenciando; do ensino voltado para a educação básica; da extensão para a escola pública e com propósitos de melhoria do Ideb; da pesquisa que envolve o diagnóstico, a fundamentação, a intervenção e a análise de dados. Um projeto como esse só pode gerar uma sinergia ou um todo que se edifica como resultado de suas partes.

Durante esse terceiro ano, pudemos aprofundar práticas já iniciadas e avançar, inovando e ousando, mesmo porque a verdadeira educação só se faz rompendo com modelos idealizados de ensino. Na prática, nossos alunos foram expostos a uma verdadeira vivência educacional. A sala de aula sempre obriga o indivíduo que está à sua frente a vivenciar relações, expectativas, angústias, ansiedades e fatos que impulsionam a ir além do aplicar o aprendido na formação profissional e em livros. É necessário ousar, inovar, acreditar, investir, criar.

Não estamos aqui desvalorizando o aprendizado inicial da formação e nem mesmo que o reproduzir o aprendido a partir dos grandes mestres, pensadores e pesquisadores não tenha seu valor. Porém, o conhecimento gerado pela exposição ao fator cultural, não se transmite, não está em livro algum. Encontra-se no diálogo com uma prática real e concreta. Trata-se de conhecimento construído entre os protagonistas dessas duas pontas ou realidades educacionais. Uma verdadeira formação se faz assim, com endereço fixo e atores que têm nomes.

Enfim, podemos dizer que o PIBID é um programa que possibilita essa oportunidade aos nossos discentes e nós fazemos parte dessa história.

Objetivos

Objetivos Gerais

Enquanto objetivos gerais, o SID procura ser um meio que permite elevar a qualidade da formação inicial de nossos alunos, assim como possibilitar experiência com eventos acadêmicos.

Objetivos Específicos

Enquanto objetivos específicos, o evento procura contribuir para a reflexão sobre a prática em conjunto com a busca de apoio teórico e socialização dos conhecimentos alcançados com os trabalhos realizados durante o ano.

Comissão

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Lúcia Aparecida Parreira

Prof. Me. Juliano Osório da Silva

Profa. Me. Viviane Aparecida Zacheu Vianna

Profa. Dra. Patrícia Amoroso de Andrade

Profa. Dra. Juliana Cesana

Prof. Dr. José Carlos de Almeida Moreno

Comissão Científica

Profa. Me. Ana Paula Faustino Tieti Mendes.

Profa. Esp. Andreza Lima de Almeida Marques.

Profa. Dra. Caren Elisabeth Studer

Prof. Me. Celso de Carvalho Júnior.

Prof. Me. Davi Perez Aguiar.

Profa. Me. Débora Nogueira Tomas.

Prof. Me. Douglas Pinheiro Miranda.

Prof. Esp. Fábio Henrique de Carvalho Bertonha.

Prof. Dr. José Carlos de Almeida Moreno

Profa.Dra. Juliana Cesana.

Profa. Dra. Karyn Meyer

Profa. Dra. Lúcia Aparecida Parreira

Prof. Dr. Norberto Luiz Amsei Júnior.

Profa. Dra. Patrícia Amoroso de Andrade

Profa. Dra. Rosângela de Carvalho Goulart Prado

Profa. Me. Silvia Elias Bortolo

Prof. Dr. Tadeu Cardoso de Almeida.

Prof. Me. Thiago Ferigati Squiapati Nicolau.

Profa. Esp. Vanilda Divina Almério Bistafa.

Profa. Me. Viviane Aparecida Zacheu Vianna

Prof. Me. Zenaide Galvão

Colaboradora

Profa. Dra. Terezinha Maia Martincowski.

Prazos de Entrega

Dia 24/04: Data da entrega dos Resumos Expandidos.

De 25/04 a 27/04: Período de Análise da Comissão Científica dos trabalhos entregues.

Dia 28/04: Devolução (quando necessário) dos trabalhos para as devidas retificações.

Dia 02/05: Entrega Final dos Resumos Expandidos em papel e Banners, encaminhado ao e-mail: [email protected]

Programação

Data: 08 de maio de 2017 (segunda-feira)

Local: Espaço Cultural ao lado da Biblioteca

- 15h: apresentação dos Banners pelos autores

Local: salas A1, A2, A3 e A4 do Bloco João Monteiro Filho

- 15h30: apresentação oral

- 16h30: cofee-break, sala 1 do Bloco Lauro Kfouri

As normas para Apresentação dos Banners e Apresentação Oral encontram-se em Unifeb em “Normas para Publicação”.

Local: Teatro Jorge Andrade do UNIFEB

- 19h15: Abertura – música: Trem Bala com Arielly Nunes, aluna do 5º ano A da EM “Leodete Silvério Joy” – Subprojeto Pedagogia – Supervisora Roberta Salvador da Silva

- 19h30: Palestra: “Formação de Professores: para onde caminha a docência?”

Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira

Professor Associado do Instituto de Química, da Universidade Federal de Uberlândia, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Doutoramento na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Entre 2011 e 2015, atuou no Cargo de Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da CAPES. Atua em pesquisas sobre formação de professores, políticas públicas e ensino de química. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura na Universidade Federal de Uberlândia/ Gestão 2017-2020.

- 21h15 às 21h30: intervalo

- 21h30: Mesa-redonda: compartilhando as experiências do Pibid

Subprojeto Pedagogia: Ana Paula Martins Medeiros Castilho

Subprojeto Interdisciplinar: Beatriz Aparecida Resende

Subprojeto Educação Física: Dayana Pires Alves Garcia