SIC - Simpósio de Iniciação Científica (ISSN 2359-6287)

Apresentação

A cada ano o UNIFEB vem consolidando a tradição no estímulo da prática científica discente por meio da divulgação dos trabalhos desenvolvidos nos Programas de Iniciação Científica. A divulgação desses trabalhos ocorre no Simpósio de Iniciação Científica - SIC.

A primeira edição aconteceu em 2008 com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de iniciação científica, bolsistas UNIFEB, voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UNIFEB e alunos de outras IES.

O evento discute assuntos de interesse aplicados à pesquisa visando contribuir para a divulgação do conhecimento produzido em nome do progresso e do desenvolvimento científico e tecnológico regional. Em cada edição é abordado um tema referente ao conhecimento científico com o intuito de provocar a reflexão sobre diversas práticas que podem implementar a pesquisa científica na graduação, além de estimular os alunos a continuarem desenvolvendo pesquisa em cursos de pós-graduação conceituados.

X SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA : Programação e Instruções

Corpo Editorial

FORMADO PELO COMITÊ DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – COIC

Profa. Dra. Fernanda Scarmato De Rosa

Presidente do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa - COPESQ

Prof. Dr. Claudinei da Cruz

Representante da Pró-Reitoria de Graduação da UNIFEB

Prof. Dr. Matheus Nicolino Peixoto Henares

Presidente do COIC

Prof. Dr. Norberto Luis Amsei Junior

Representante da Grande Área Ciências Exatas e da Terra compreendendo os cursos de Matemática, Física, Física Médica, Química, Química Tecnológica e Sistemas de Informação

Profa. Dra. Maria Teresa Ribeiro Silva Diamantino

Representante da Grande Área Ciências Agrárias compreendendo os cursos de Engenharia de Alimentos, Gastronomia, Zootecnia e Agronomia

Prof. Dr. Fabio Olivieri de Nobile

Representante da Grande Área Engenharias compreendendo os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química

Prof. MSc. João Antonio Galbiatti Filho

Representante das Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas compreendendo os cursos de Serviço Social, Pedagogia, Administração e Direito

Profa. Dra. Regilene Steluti

Representante da Grande Área Ciências da Saúde compreendendo os cursos de Farmácia, Biologia, Educação Física e Odontologia

Normas de publicação de resumo simples

O resumo deverá ser digitado em parágrafo único sem recuo, no editor de textos “in Word for Windows”, fonte “Times New Roman”, tamanho 12, espaçamento simples, margens laterais de 3 cm, superior e inferior com 2,5 cm e papel tamanho A4; com no máximo 300 palavras (1.980 caracteres, com espaço).

Deverá conter as seguintes informações sequenciais deixando espaço de uma linha entre os itens:

Título: Em negrito, alinhamento centralizado, digitado em letras maiúsculas e minúsculas. O nome de espécies deve seguir a classificação Internacional, em Latim com o nome que descreve o gênero com inicial maiúscula; o nome que descreve a espécie com letras minúsculas. Gênero e espécie devem ser digitados em Itálico. No máximo 20 palavras.

Autores: nome dos autores por extenso, centralizado e digitado em letras maiúsculas e minúsculas. Utilizar sobrescrito numérico para identificar a Instituição de origem dos autores, mesmo que os autores pertençam à mesma Instituição. Neste caso identificar a filiação dos autores por um único número.

->Indique o autor apresentador por um “ * ” logo após a numeração indicativa da sua Instituição de origem.

Filiação Institucional: Citar a definição: Bolsista PIBIC/UNIFEB para os alunos bolsistas PIBIC/UNIFEB; Bolsista CNPq/PIBIC//UNIFEB para os alunos bolsistas CNPq seguidos da Instituição de Ensino e/ou Pesquisa, curso de Graduação ou Pós-Graduação com letras maiúsculas e minúsculas, abaixo dos nomes dos autores; alinhamento justificado.

Conteúdo do resumo: Deve ser digitado em alinhamento justificado; não exceder 300 palavras; descrever de forma concisa a introdução/objetivos, material e métodos, resultados e conclusões.

->Não inserir citações bibliográficas no texto.

Palavras chave: de 3 a 5 palavras que identificam o conteúdo do trabalho, separadas por vírgulas, sem ponto final. As palavras chave devem ser digitadas após o texto do resumo deixando uma linha em branco entre esses elementos.

Keywords: devem reproduzir fielmente o significado das Palavras chave, digitadas após uma linha em branco das Palavras chave.

Financiamento e ou Agradecimento: Citar a Instituição ou agência financiadora do projeto e/ou da bolsa destinada ao pesquisador.

Não serão aceitos resumos fora do padrão estabelecido.

Modelos para download:

Modelo Pôster

Modelo Resumo