UNIFEB Barretos - Jornada Jurídica 2019

Jornada Jurídica 2019

Apresentação

O Curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos acredita que o desenvolvimento da ciência jurídica não se baliza apenas no ensino dado em sala de aula.

Já reconhecido pela infra-estrutura oferecida aos alunos quanto à prática jurídica, o Curso de Direito, através de sua Coordenação do Curso de Direito propõe outro desafio, qual seja, fomentar a pesquisa científica.

Atividade imprescindível para a formação acadêmico-profissional, a iniciação científica proporciona uma visão crítico-valorativa dos institutos do Direito, transcendendo o ensino positivista e lógico-dedutivo. A construção do conhecimento parte dum outro perfil, mas atento às inovações e reflexões quanto aos diversos ramos do Direito.

Não se pretende apenas formar operadores do Direito, como verdadeiros técnicos que dominam os procedimentos, mas sim um profissional capaz de pensar o Direito, em suas diversas maneiras de aplicação no caso concreto, a partir de uma interpretação concretista do ordenamento jurídico, doutrina e jurisprudência.

Nesse sentido, a 12° Jornada Científica de Estudos Jurídicos do Curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, objetiva proporcionar um ambiente de discussão e aprendizado, com a divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos, professores e outros profissionais do Direito, como forma de fomentar a investigação científica, pilar de sustentação de uma formação humanista, crítica e voltada para a compreensão do Direito como um instrumento de pacificação social e de busca da justiça.

Objetivo

Comunicar os resultados de pesquisas realizados por alunos de Direito, no intuito de incentivar a construção do conhecimento científico e contribuir para o desenvolvimento, com qualidade, do ensino jurídico no país.

Critérios de Avaliação

O interessado em participar deve inscrever seu resumo, de acordo com as normas de elaboração de resumo, previsto neste edital, e formulário eletrônico abaixo apresentado. Serão selecionados apenas 80 resumos, nas seguintes categorias:

1ª Categoria: Resumos dos alunos dos Primeiros anos diurno e noturno do Curso de Direito do UNIFEB: 15 resumos.

2ª Categoria: Resumos dos alunos dos Segundos anos diurno e noturno do Curso de Direito do UNIFEB: 15 resumos

3ª Categoria: Resumos dos alunos dos Terceiros anos diurno e noturno do Curso de Direito do UNIFEB: 15 resumos

4ª Categoria: Resumos dos alunos dos Quartos anos diurno e noturno do Curso de Direito do UNIFEB: 15 resumos

5ª Categoria: Resumos dos alunos dos Quintos anos diurno e noturno do Curso de Direito do UNIFEB: 15 resumos

6ª Categoria: Resumos dos alunos de outras instituições de ensino: 10 resumos.

Após a seleção dos resumos pela Comissão Julgadora, os alunos selecionados serão comunicados via e-mail para a apresentação oral de painéis, nos dias determinados pelo programa da Jornada Científica.

A apresentação oral dos painéis dos resumos aprovados será realizada pelo seu(s) autor(es) à Comissão de professores, no prazo e forma estipulados no dia da apresentação. Após a apresentação, a Comissão avaliará e determinará os três melhores painéis para cada uma das categorias.

A apresentação oral dos painéis dos resumos aprovados será realizada pelo seu(s) autor(es) à Comissão de professores, no prazo e forma estipulados no dia da apresentação. Após a apresentação, a Comissão avaliará e determinará os três melhores painéis para cada uma das categorias.

Apresentação do Painel

O resumo aprovado pela Comissão de Avaliação deverá ser apresentado em forma de PAINEL, no dia 04 de novembro de 2019, no Núcleo Jurídico do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, observando as seguintes orientações:

a) Instalação de painéis: 18h às 19h

b) Avaliação dos painéis: 19h às 22h30m

A aprovação do resumo inscrito pela Comissão de Avaliação, para fins de elaboração do painel, será comunicado, via e-mail, ao seu autor ou autores.

As premiações serão realizadas no dia 05 de novembro de 2019, após a Palestra.

PROGRAMA

04/11/2019 18h às 19h: Instalação dos painéis (período noturno)

19hs às 22hs: Avaliação dos painéis

05/11/2019 19h30m - Palestra

21hs – Divulgação dos Resultados e premiações

LOCAL

Núcleo Jurídico

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Av. Professor Roberto Frade Monte, nº 389 - Aeroporto Barretos-SP - CEP 14783-226 Tel. (17) 3321-6415 - (17) 3321-6377

Comissão

Profa. Me. Cláudia Regina Zani Luz

Coordenador do Curso de Direito

Prof. Dr. Lucas de Souza Lehfeld

Coordenador da Jornada Científica e da Comissão de Avaliação

FALE CONOSCO

[email protected]

O resumo deverá ser apresentado, com no mínimo 1000 e máximo 2500 caracteres. Deverá conter apenas texto em um único parágrafo (sem recuo), letra times new roman, fonte 12, espaçamento simples. Tabelas, figuras, gráficos, negrito, itálico ou sublinhado não serão permitidos (no painel, entretanto, podem ser utilizados pelo autor)

Quanto ao conteúdo, o resumo deverá abordar a aspectos introdutórios, a metodologia utilizada, os objetivos principais e conclusões sobre o tema (se houver). Trata-se de um único texto, sem parágrafos, contendo essas informações.

Os demais elementos de identificação, como título, autor (e co-autor, se houver), orientador(es), instituição de ensino, curso, período (noturno ou diurno), agência de fomento (se houver), palavras-chave deverão ser preenchidos diretamente nos campos indicados no formulário de inscrição eletrônico.

O preenchimento da ficha de inscrição, com o envio do resumo, presume a autorização do autor e do orientador para publicá-lo em produções científicas do Curso, como Revistas ou mesmo Anais.

IMPORTANTE: Os resumos apresentados, e seus respectivos painéis, quando aprovados, deverão resultar de pesquisas ou projetos de pesquisa relacionados com a temática da Jornada Científica, sob pena de desclassificação em razão do conteúdo apresentado

Formato do painel

Deverá ser confeccionado em Microsoft Power Point, com 90 cm de largura, por 120 cm de altura. O texto dever ser legível a cerca de um metro de distância. Tabelas, gráficos, planilhas, figuras e outros recursos visuais podem ser utilizados.

Identificação

A parte superior do painel deverá conter:

Título

Em negrito, letras maiúsculas, centralizado. Deverá ter no máximo 240 caracteres. Ex.: CONTROLE DAS AGÊNCIAS REGULADORAS

Nome do autor (e co-autor, se houver)

Em negrito, com o prenome abreviado. Ex.: LEHFELD, L. S. Quando houver co-autoria, separar por ponto-e-vírgula. Ex.: LEHFELD, L. S.; LUZ, C. R. Zani.

Nome(s) do(s) orientador(es)

Colocar abaixo do nome do autor, de forma abreviada. Ex.: GARCIA, M.

Nome da instituição

Colocar somente a sigla. Ex.: UNIFEB

Curso

Indicar o Curso. Ex.: DIREITO

Período

Indicar o período do curso. Ex.: Diurno.

Nome da agência de fomento (se houver)

Colocar somente a sigla. Ex.: CNPq

Palavras-chave

Colocar de três a cinco palavras-chave, separadas com ponto-e-vírgula. Ex.: CONTROLE; AGÊNCIAS; PRIVATIZAÇÃO

Conteúdo do Resumo (apresentação no painel)

Introdução:

O autor deverá apresentar a relevância e justificativa do tema.

Metodologia

Indicar as técnicas de coleta, seleção e análise dos dados.

Objetivos

Descrever os resultados do trabalho.

Conclusões

Retratar as considerações finais.

Referências Bibliográficas

Indicar apenas as que realmente foram utilizadas na realização do trabalho.

Outras informações pertinentes

Se houver necessidade, o autor pode apresentar outras informações relevantes ao trabalho. (Ex.: Quando o trabalho referir-se a experimentos com seres humanos, indicar a aprovação por Comitê de Ética).

IMPORTANTE: A responsabilidade quanto à elaboração, montagem (instalação) e retirada do painel é de ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE do

autor

Para mais informações clique aqui para acessar o Edital