Jornada Jurídica 2018

O Curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos acredita que o desenvolvimento da ciência jurídica não se baliza apenas no ensino dado em sala de aula.

Já reconhecido pela infra-estrutura oferecida aos alunos quanto à prática jurídica, o curso de Direito, através de sua Coordenação do Curso de Direito propõe outro desafio, qual seja, fomentar a pesquisa científica.

Atividade imprescindível para a formação acadêmico-profissional, a iniciação científica proporciona uma visão crítico-valorativa dos institutos do Direito, transcendendo o ensino positivista e lógico-dedutivo. A construção do conhecimento parte dum outro perfil, mas atento às inovações e reflexões quanto aos diversos ramos do Direito.

Não se pretende apenas formar operadores do Direito, como verdadeiros técnicos que dominam os procedimentos, mas sim um profissional capaz de pensar o Direito, em suas diversas maneiras de aplicação no caso concreto, a partir de uma interpretação concretista do ordenamento jurídico, doutrina e jurisprudência.

Nesse sentido, a 11° Jornada Científica de Estudos Jurídicos do Curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, cujo tema “30 anos da Constituição Federal de 1988”, objetiva proporcionar um ambiente de discussão e aprendizado, com a divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos, professores e outros profissionais do Direito, como forma de fomentar a investigação científica, pilar de sustentação de uma formação humanista, crítica e voltada para a compreensão do Direito como um instrumento de pacificação social e de busca da justiça.

Comunicar os resultados de pesquisas realizados por alunos de Direito, no intuito de incentivar a construção do conhecimento científico e contribuir para o desenvolvimento, com qualidade, do ensino jurídico no país. Neste ano de 2018, a Constituição Federal de 1988 completa 30 anos, razão pela qual a temática foi escolhida como principal escopo do Simpósio, momento em que os acadêmicos e professores poderão discutir questões relacionadas a Lei Maior do Estado, no que tange a eficácia normativa de seus institutos, em especial direitos e garantias fundamentais, e sua finalidade como ordem juspolítica fundamental do Estado na busca de uma sociedade mais solidária e com justiça social.

Critérios de Avaliação

O interessado em participar deve inscrever seu resumo, de acordo com as normas de elaboração de resumo, previsto neste edital, e formulário eletrônico abaixo apresentado. Serão selecionados apenas 80 resumos, nas seguintes categorias:

1ª Categoria: Resumos dos alunos dos Primeiros anos diurno e noturno do Curso de Direito do UNIFEB: 15 resumos.

2ª Categoria: Resumos dos alunos dos Segundos anos diurno e noturno do Curso de Direito do UNIFEB: 15 resumos

3ª Categoria: Resumos dos alunos dos Terceiros anos diurno e noturno do Curso de Direito do UNIFEB: 15 resumos

4ª Categoria: Resumos dos alunos dos Quartos anos diurno e noturno do Curso de Direito do UNIFEB: 15 resumos

5ª Categoria: Resumos dos alunos dos Quintos anos diurno e noturno do Curso de Direito do UNIFEB: 15 resumos

6ª Categoria: Resumos dos alunos de outras instituições de ensino: 10 resumos.

Cabe ressaltar que os resumos e painéis a serem desenvolvidos devem ter direta ou indiretamente relação com a temática “30 anos de Constituição Federal”. Trata-se de critério objetivo para a seleção e classificação dos resumos e painéis da Jornada Científica.

Após a seleção dos resumos pela Comissão Julgadora, os alunos selecionados serão comunicados via e-mail para a apresentação oral de painéis, nos dias determinados pelo programa da Jornada Científica.

A apresentação oral dos painéis dos resumos aprovados será realizada pelo seu(s) autor(es) à Comissão de professores, no prazo e forma estipulados no dia da apresentação. Após a apresentação, a Comissão avaliará e determinará os três melhores painéis para cada uma das categorias.

O resumo aprovado pela Comissão de Avaliação deverá ser apresentado em forma de PAINEL, no dia 22 de outubro de 2018, no Núcleo Jurídico do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, observando as seguintes orientações:

a) Instalação de painéis: 18hs às 19hs

b) Avaliação dos painéis: 19hs às 22h30m.

A aprovação do resumo inscrito pela Comissão de Avaliação, para fins de elaboração do painel, será comunicado, via e-mail, ao participante inscrito. As premiações serão realizadas no dia 23/10/2018, após a Palestra.

PROGRAMA

22/10/2018 18hs às 19hs: Instalação dos painéis (período noturno)

19hs às 22hs: Avaliação dos painéis

23/10/2018 19h30m - Palestra

21hs – Divulgação dos Resultados e premiações

LOCAL

Núcleo Jurídico

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Av. Professor Roberto Frade Monte, nº 389 - Aeroporto Barretos-SP - CEP 14783-226 Tel. 55 17 3321 6411 - 0800 727 6411

Profa. Me. Cláudia Regina Zani Luz

Coordenador do Curso de Direito

Prof. Me. Olga Juliana Auad

Vice-Coordenadora do Curso de Direito

Prof. Dr. Lucas de Souza Lehfeld

Coordenador da Jornada Científica e da Comissão de Avaliação

FALE CONOSCO

[email protected]

Para mais informações clique aqui para acessar o Edital