UNIFEB Barretos - Aditamento Fies

ADITAMENTOS DE RENOVAÇÃO - FIES ANTIGO

1) acesse o site  http://sisfiesportal.mec.gov.br , módulo “Aditamento FIES”, utilizando CPF e senha;

2) após fazer o login, deverá aparecer uma tela para atualização de dados (e-mail, endereço e telefone); preencha e confirme (se trocar o e-mail, o sistema enviará um e-mail de ativação para o novo endereço; acessar o e-mail e validar, clicando no link ou copiando e colando o link na barra de endereço do navegador); depois da confirmação, seus dados aparecerão na tela; no final da página, o sistema fará uma pergunta: se os dados do curso, turno, semestralidade, etc, estão corretos:

3) se estiver correto, clique em SIM.
- se não estiver correto, clique em NÃO, e depois em rejeitar aditamento. Envie e-mail para a CPSA ( [email protected]) informando porque rejeitou. Vamos conferir, corrigir o que for necessário e solicitar novamente, se for o caso. ATENÇÃO: só clique em NÃO e rejeite se tiver certeza que há algum dado errado. Quem pretende transferir de curso ou de Instituição no semestre atual, faça esse mesmo procedimento

4) para quem respondeu SIM na primeira pergunta, o sistema vai fazer outra: se deseja fazer alguma alteração.
- se não tiver nada para alterar, clique em NÃO. Depois conclua o aditamento, clicando em “confirmar”;
- se for alterar algum dado, clique em SIM, altere o que for necessário; passe tela por tela clicando em “gravar e prosseguir” e confirme no final.

5) após clicar em “confirmação”, poderá aparecer uma tela, informando que foi enviado um código para o celular cadastrado: digite-o em campo próprio e confirme (deverá aparecer somente para aditamento simplificado);

6) após a confirmação, o sistema mostrará uma resposta na parte superior. Se a resposta for:
a) “aditamento SIMPLIFICADO concluído com sucesso...”; como o próprio nome diz, o aditamento é simplificado e não precisa ir ao Banco. Nesse caso, passe no Departamento de Bolsas e solicite a sua DRM (é um comprovante para você guardar); não precisa imprimir e nem trazer a ficha de aditamento; ou:
b) “aditamento NÃO SIMPLIFICADO concluído com sucesso. Compareça à agência bancária até.....”; como o aditamento não é simplificado, será necessário comparecer ao Banco. Nesse caso, venha retirar a DRM o quanto antes, pois há um prazo para finalizar o aditamento no banco. De posse da DRM NÃO SIMPLIFICADA, o aluno deverá comparecer ao banco, levando a DRM e os documentos necessários, pessoais e de renda, do aluno e do fiador (os mesmos necessários quando ingressou no FIES). O prazo para comparecimento no Banco estará marcado na DRM; ou:
c) mensagem de erro: caso tenha parcelas trimestrais de juros em atraso ou restrição no CPF do fiador, o aditamento não será concluído; verifique o problema, resolva e depois tente confirmar o aditamento novamente; se for problema com fiador, na segunda vez que acessar (antes do aditamento cancelar), clique em “aditamento de renovação” – clique no ano/semestre; passe tela por tela clicando em “gravar / prosseguir” e conclua o aditamento na aba “confirmação”; verifique a mensagem de retorno (se o problema continua ou se o aditamento foi concluído). 

Dúvidas: entrar em contato com a CPSA: [email protected]