UNIFEB Barretos - História e Missão do Unifeb

História e Missão

História

A FEB (Fundação Educacional de Barretos) teve seu funcionamento autorizado pela Lei Municipal nº 1.032 de 25 de agosto de 1964, data do aniversário de Barretos (SP), pelo então prefeito João Batista da Rocha, como um presente para a cidade. Quando o país se fechava numa na ditadura, regime autoritário e de exceção, a cidade – distante 425 quilômetros da capital São Paulo – era iluminada pelo conhecimento e se abria para o futuro.

A partir da criação, a FEB (Fundação Educacional de Barretos), seria a mantenedora de faculdades que congregariam vários cursos de bacharelado e licenciaturas atendendo um raio de 250 quilômetros.

A primeira unidade de ensino instalada foi a FAENBA (Faculdade de Engenharia de Barretos), em 1966, para ofertar os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

Em 1969, foi instalada a FACIBA (Faculdade de Ciências de Barretos) para gerir os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física, Química e Matemática.

Já em 1980, a FACIBA passou a abrigar o curso de Engenharia de Alimentos, um dos melhores do país com egressos em cargos de gestão em empresas de alimentação nos cinco continentes da Terra.

Em 1985, nasceu a FOFEB (Faculdade de Odontologia da Fundação Educacional de Barretos), curso que há anos se mantém como um referencial de formação desta carreira.

A FADA (Faculdade de Direito e Administração) é instalada em 1996 e passa a abrigar os cursos de Administração e Direito e, posteriormente, os cursos da área de ciências sociais aplicadas.

Em 2007, a instituição recebe o credenciamento para ser Centro Universitário e passa a se chamar UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), instalando sua reitoria como órgão superior unificado de gestão acadêmica e administrativa.

Por fim, já em 2015, recebe do Ministério da Educação o conceito 4 – numa escala de até 1 a 5 – na avaliação de Centro Universitário como verdadeiro reconhecimento pela excelência dos serviços prestados.

Ao longo de quase 60 anos de existência, a instituição multiplicou suas atividades na área de ensino superior, ensino fundamental e médio, além de pós-graduação, pesquisa e extensão e, até hoje, permanente em constante processo de modernização de seus currículos e sistemas pedagógicos.

A instituição tem formado com qualidade e dedicação diversas gerações de brasileiros e estrangeiros e inserindo no mercado de trabalho nacional e internacional profissionais graduados e pós-graduados da mais alta competência em todas as áreas do conhecimento.

É com essa história conhecida e reconhecida e pelo trabalho permanente de aperfeiçoamento e transformação social que a antiga FEB, hoje UNIFEB, proporciona aos seus alunos formação acadêmica para o êxito nas atividades profissionais e preparação social rumo ao desenvolvimento pleno de suas responsabilidades como cidadãos.

Missão

“Contribuir para a transformação sustentável da sociedade por meio de aprendizagem significativa e promover a autonomia de cidadãos/profissionais capazes de se adaptarem numa sociedade em transformação.”.