História e Missão

História

A FEB – Fundação Educacional de Barretos teve seu funcionamento autorizado pela Lei Municipal nº 1032 de 25 de Agosto de 1964, data do aniversário de Barretos/SP, pelo então prefeito João Batista da Rocha, como um presente para a cidade. Quando o país se fechava numa na ditadura, regime autoritário e de exceção, a cidade – distante 425 quilômetros da capital São Paulo – era iluminada pelo conhecimento e se abria para o futuro.

A partir da criação, a FEB – Fundação Educacional de Barretos, seria a mantenedora de faculdades que congregariam vários cursos de bacharelado e licenciaturas atendendo um raio de 250 quilômetros.

A primeira unidade de ensino instalada foi a FAENBA – Faculdade de Engenharia de Barretos em 1966 para ofertar os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

Em 1969, foi instalada a FACIBA – Faculdade de Ciências de Barretos para gerir os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física, Química e Matemática.

Já em 1980, a FACIBA passou a abrigar o curso de Engenharia de Alimentos, um dos melhores do país com egressos em cargos de gestão em empresas de alimentação nos cinco continentes da Terra.

Em 1985, nasceu a FOFEB – Faculdade de Odontologia da Fundação Educacional de Barretos, curso que há quase quarenta anos se mantém como um referencial de formação desta carreira.

A FADA – Faculdade de Direito e Administração é instalada em 1996 e passa a abrigar os cursos de Administração e Direito e, posteriormente, os cursos da área de ciências sociais aplicadas.

Em 2007, a instituição recebe o credenciamento para ser centro universitário e passa a se chamar UNIFEB – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, instalando sua reitoria como órgão superior unificado de gestão acadêmica e administrativa.

Por fim, já em 2015, recebe do Ministério da Educação o conceito 4 – numa escala de até 1 a 5 – na avaliação de centro universitário como verdadeiro reconhecimento pela excelência dos serviços prestados.

Ao longo dos mais de 50 anos de sua existência, a instituição multiplicou suas atividades na área de ensino superior, ensino médio, técnico e profissionalizante além de pós-graduação, pesquisa e extensão e, até hoje permanente em constante processo de modernização de seus currículos e sistemas pedagógicos, atingindo o número de mais de 22 mil alunos formados.

A instituição tem formado com qualidade e dedicação diversas gerações de brasileiros e estrangeiros e inserindo no mercado de trabalho nacional e internacional profissionais graduados e pós-graduados da mais alta competência em todas as áreas do conhecimento.

É com essa história conhecida e reconhecida e pelo trabalho permanente de aperfeiçoamento e transformação social que a antiga FEB, hoje UNIFEB, proporciona aos seus alunos formação acadêmica para o êxito nas atividades profissionais, preparação social rumo ao desenvolvimento pleno de suas responsabilidades como cidadãos.

Missão

“Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, por meio da formação de profissionais com conhecimentos fundamentais, científicos e tecnológicos, capazes de constante aprendizado e preparados para o exercício da cidadania”.