UNIFEB Barretos - II Encontro de Trabalhadores Sociais em Famílias

II Encontro de Trabalhadores Sociais em Famílias

Apresentação

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Famílias do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) “Prof. Dr. Pe. Mário José Filho”, realizará nos dias 09 e 10 de outubro o II Encontro de Trabalhadores Sociais em Famílias, além de lançar seu sendo livro intitulado: POLÍTICAS SOCIAIS E FAMÍLIAS: diálogos interdisciplinares. O livro foi organizado pelas professoras Dra. Lúcia Aparecida Parreira (UNIFEB), Dra. Maria Cristina Piana (UNESP) e a psicóloga Fernanda Andrade C. Nogueira (UNIFEB). O livro é resultado de diversas reflexões realizadas pelo grupo, que é formado atualmente por aproximadamente 20 pesquisadores tais como: assistentes sociais, psicólogos, professores, pedagogos e advogados que estudam o tema Família.

O II Encontro de Trabalhadores Sociais em Famílias tem como objetivos:

- Promover o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores das diversas áreas do conhecimento;

- Oferecer espaço acadêmico de trocas entre pesquisadores da temática família;

- Propiciar a troca de conhecimentos atualizados e científicos;

- Instigar a produção científica sobre o tema;

- Oportunizar integração entre os atores sociais envolvidos com a temática.

Público Alvo

Alunos de graduação e pós-graduação. Profissionais de todas as áreas do conhecimento, em especial, da área de humanas e ciências sociais aplicadas.

Cronograma

Data: 09 de outubro de 2017

Local: Sala 1 do Bloco Lauro Kfouri

Horário: 18h30

Apresentação de Trabalhos Científicos

Data: 09 de outubro de 2017

Local: Sala 4 do Bloco Lauro Kfouri

Horário: 20h

Oficina: “Familiarizando”

Descrição: Vivência de autoconhecimento em relação as aprendizagens familiares, valores, crenças, mitos. O intuito da oficina é proporcionar ao profissional e aos estudantes a partir de suas experiências e referências familiares, o reconhecimento de novas práticas de atuação no trabalho com famílias.

Fernanda Andrade Costa Nogueira

Graduada em Psicologia pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Atua como psicóloga no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) na área de educação inclusiva e Núcleo de Assistência Estudantil – Pró-Aluno. Trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade social, pela proteção básica/SUAS no Centro de referência da Assistência Social (CRAS) do município de Barretos.

Patrícia Calocci Marcicano

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista e especialista em Intervenção Sistêmica pela Faculdade de Medicina de Rio Preto e em Psicopedagogia Clínica Institucional pelo ISEB. Atualmente atua como psicóloga na Escola de Educação Infantil Tia Mércia.

Data: 10 de outubro de 2017

Local: Teatro Jorge Andrade

Horário: 19h30

Palestra:

Famílias e escola: possibilidades necessárias no contexto atual

Prof. Dr. Geraldo Romanelli

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, instituição na qual obteve os títulos de mestre e doutor na área de Antropologia Social. Atualmente é professor aposentado e professor sênior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e orientador nos cursos de Pós-Graduação de Psicologia e Educação. Realizou e orientou pesquisas voltadas para a análise de diferentes dimensões das relações internas de famílias de camadas médias e populares investigando a articulação dessas unidades com a sociedade, os diversos modos de arranjos domésticos, a socialização e a educação dos filhos, o exercício da autoridade e do poder e as relações subjetivas entre os integrantes dessas famílias. Os resultados dessas pesquisas e a análise do modo de vida dessas famílias têm sido publicados em periódicos e livros. É parecerista ad hoc de diversos periódicos da área de Ciências Humanas e de órgãos de fomento à pesquisa.

Após a palestra será o lançamento do 2º Livro “Políticas Sociais e Famílias: diálogos interdisciplinares” do Grupo de Pesquisa sobre Famílias do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) “Prof. Dr. Pe. Mário José Filho”.

Apresentação de Trabalhos

Normas Gerais para apresentação de trabalhos:

1. Os trabalhos devem possuir, no máximo, 3 (três) autores (um dos quais deverá efetuar o pagamento da inscrição);

2. O respeito às normas aqui indicadas é condição fundamental para a aprovação/recusa do Resumo.

Categorias de Apresentação do Trabalho: Para submeter seu resumo à avaliação você precisará escolher uma das duas categorias de apresentação:

· Relato de Pesquisa: são trabalhos originais realizados por pesquisadores, trabalhadores, usuários e estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas. No formulário informar: Título; Autores (informando primeiro o autor principal e em seguida, se houver, nome e filiação institucional de cada coautor. Atenção: conferir se as grafias estão corretas, pois serão assumidas em certificados. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto. O resumo deve ser apresentado em um único parágrafo, contendo as seguintes sessões:

a. Introdução.

b. Objetivos.

c. Metodologia.

d. Resultados e discussão.

e. Considerações finais.

· Relato de Experiência: Nesta categoria de trabalhos, serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas/concluídas ou estão em curso. O resumo deve estar organizado em torno das seguintes informações contendo:

a. Introdução: destacar o contexto, o envolvimento dos autores e a motivação que levou a realização do trabalho; informe caso tenha alguma teoria que sustenta/sustentou o embasamento do trabalho.

b. Objetivos: o que se esperava com essa iniciativa/intervenção.

c. Processo de trabalho: como foi desenvolvido (a implantação ou a implementação) desse trabalho, o(s) local(is) envolvidos, os atores participantes (trabalhadores, usuários, estudantes, outros), os recursos materiais e financeiros que utilizou e como os obteve, se foi estabelecido algum parâmetro para acompanhar a implantação/implementação desse trabalho.

d. Resultado: comente sobre os efeitos e implicações geradas com esse trabalho.

e. Considerações finais: o que você considera que aprendeu com esse trabalho, quais foram os aspectos dificultadores e facilitadores nesse processo; contribuições que esse trabalho gera/gerou para a temática escolhida.

Estrutura dos resumos: Todos os resumos devem ser submetidos em Português e devem conter no máximo 4.000 caracteres com espaço, incluindo o título e a apresentação dos autores. Margem: 3,0 cm superior e esquerda; 2,0 cm direita e inferior. Solicita-se o uso de fonte do tipo Times New Roman, em tamanho 12 pt. O título deve ser escrito em letras MAIÚSCULAS, negrito, justificado a esquerda. Os autores deverão estar justificado (s) à esquerda, com o nome completo em letra maiúscula, iniciando pelo nome do autor principal. O apresentador (a) deverá estar com o nome sublinhado. Os nomes deverão estar separados com ponto e vírgula (;), em cada nome deverá constar a numeração sobrescrita informando a Instituição pertencente. O nome da agência de fomento ou empresa que deram suporte à investigação deve ser mencionado no final do resumo.

Observação: os autores do trabalho deverão encaminhar o termo de autorização (em anexo) para publicação no ato do envio do trabalho.

Enviar para o e-mail até o dia 22 de setembro: [email protected]

Devolver para os autores até dia 25 de setembro

Os autores devolvem para a comissão até dia 27 de setembro

Os autores terão opção de trazer o trabalho completo no dia 9 de outubro, dia da apresentação dos trabalhos científicos. Gravado em CD com identificação, respeitando as seguintes normas:

a) Título em negrito e centralizado (no máximo 15 palavras);

b) Nome do autor e coautores completos (e por extenso);

c) Identificação da Instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver);

d) Indicação da categoria;

f) Ter de 8 a 15 páginas;

h) O documento deverá ser salvo em Arquivo (doc / docx);

i) Conteúdo do trabalho: resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências (seguir normas da ABNT);

j) Normas de formatação para o resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 palavras-chave.

k) Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.

Haverá a publicação do caderno de resumos e dos 10 (dez) melhores trabalhos completos, a critério da Comissão Científica em e-book.

Comissão Científica

Andreza Mendes Fachina

Camila Barbosa Vieira

Cátia Aparecida Spagnol

Luany da Silva Ramos

Lúcia Aparecida Parreira

Maria Cristina Piana

Realização

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Famílias “Prof. Dr. Pe. Mário José Filho” do UNIFEB

Inscrições

Estudantes de Graduação: R$ 10,00

Profissionais: R$ 20,00

As inscrições podem ser realizadas por meio do preenchimento da ficha de inscrição e o depósito na conta no Banco Santander 033 Agência 0021 Conta Poupança 60 002186-4 em nome de Fernanda Andrade Costa Nogueira.

Ficha de Inscrição