Unifeb inaugura elevador fabricado por alunos

Investimento foi de apenas R$12 mil, que representa 10% do valor de um elevador comercial

A reitoria do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) inaugurou, nesta quinta-feira, dia 20, no Teatro Jorge Andrade, um elevador  horizontal, fabricado por  um grupo de alunos do curso de engenharia elétrica, e também plataforma a fim de garantir a acessibilidade de cadeirantes, idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida no Teatro Jorge Andrade.   A solenidade contou com a presença da reitora - Sissi Kawai Marcos, pró-reitora de graduação – Fernanda Scarmato de Rosa, pró-reitora de Extensão e Cultura – Maria Paula Barcellos de Carvalho, superintendente de Administração e Finanças - José Everaldo Vanzo, diretora geral da Associação Barretense Vida Nova (Abavin), Maria Augusta Vilarinho, professor responsável pelo projeto – Marcos Nepomuceno, alunos que fabricaram o elevador e alunos dos cursos de engenharia oferecidos pela instituição.


Instalado na entrada de acesso ao teatro da instituição, o elevador de plano inclinado que se movimenta horizontalmente é automatizado e conta com todos os requisitos de segurança. Sob a coordenação do professor Marcos Nepomuceno, sete alunos atuaram em todas as fases do projeto,  da formatação ao desenvolvimento de parte mecânica e elétrica do elevador. Nepomuceno destacou que o projeto visou, prioritariamente, garantir o acesso a alunos e visitantes de forma igualitária ao teatro, uma vez que o local conta com dezenas de degraus no trajeto que acessa o palco. O investimento para o equipamento também desafiou o grupo que conseguiu construir o elevador com cerca de R$ 12 mil, que representa aproximadamente 10% do valor de um elevador comercial. 


Na oportunidade, a reitora da instituição - Sissi Kawai Marcos, falou sobre a execução do plano para adequação da instituição à acessibilidade, citando a instalação de pisos táteis, sinalização e outros equipamentos, falou da importância de habilidades trabalhadas no projeto como trabalho em equipe, visão empreendedora, concepção do projeto, habilidade de gerenciamento e liderança, e destacou a importância dos engenheiros para a sociedade, “O professor Marcos apresentou solução diferenciada, viável e com efetiva participação dos alunos, e é essa a proposta da nossa instituição. Aproveito também e proponho a reflexão sobre a importância do engenheiro para a sociedade, pois ele é fundamental para resolver problemas”, disse.


A diretora geral da Associação Barretense Vida Nova (Abavin), Maria Augusta Vilarinho, destacou a importância da adequação para a comunidade, “Não existe acessibilidade sem inclusão, fico feliz em ter, em Barretos, um teatro com acessibilidade garantida”, disse. 


Também presentes na solenidade, os alunos Fabrício Lemos e Luiz Paulo Justino elogiaram a iniciativa. “Desde quando comecei a fazer faculdade, o Unifeb me impressiona pelo acolhimento e carinho com os alunos”, disse ao utilizar o elevador. 


O elevador foi confeccionado pelos alunos Ana Gabriela, Claudio Roberto, Gabriel Solanich, Otávio Barbosa, Rômulo Luiz, Weliton Seconeli e Vitor Aiello, sob a coordenação do professor dos cursos de engenharia Marcos Nepomuceno.


Conheça mais sobre o projeto no Youtube



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Roda de Profissões do Colégio FEB destaca a Fonoaudiologia como carreira multifuncional

A palestra foi conduzida pelo Prof. Me Franco Pierre, profissional com mais de 30 anos de experiência dedicados ao est...

Alunos de Agronomia do UNIFEB participam de imersão tecnológica na Agrishow 2025

O evento é considerado uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundoOs estudantes do 1º ano do curso de Agrono...

Colégio FEB sediará Olimpíadas do Conhecimento ETAPA 2025

A competição visa estimular o raciocínio lógico e o conhecimento científico entre estudantes do 6º ano do Ensino Funda...

UNIFEB sedia Megatriagem 2025 da ONG “Dentistas do Bem”

O evento mobilizará mais de 140 cidades pelo Brasil afora para levar saúde bucal gratuita a jovens em vulnerabilidadeB...