Em encontro na ACIB, reitora do Unifeb apresenta balanço da instituição e propõe parceria com empresários de Barretos

Nesta segunda-feira, dia 03, a reitora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), Sissi Kawai Marcos,  encontrou-se, na sede da Associação Comercial e Industrial de Barretos – ACIB,  com empresários e lideranças dos setores de comércio, indústria e serviços, a fim de apresentar o balanço de seu primeiro ano à frente da instituição e propor parcerias para valorizar a instituição de ensino superior mais tradicional de Barretos e assim ampliar as possibilidades aos Barretenses para ingresso no ensino superior, realização de pesquisas, entre outras parcerias.

Na oportunidade, Sissi Kawai explanou sobre as ações realizadas desde quando assumiu a gestão, destacando, principalmente, a busca do equilíbrio econômico financeiro. “Quando decidi me candidatar à reitoria, o professor Reginaldo da Silva abriu as portas da instituição para que fizéssemos um estudo aprofundado da situação da instituição, e constatamos, a partir de empresa especializada, a possibilidade de termos elevado déficit para 2016. Em cima dos dados que tínhamos , o desafio maior foi o de alcançar a sustentabilidade econômica financeira da Feb, naquele momento e hoje permanentemente”, disse.

Entre as ações, a reitora destacou a necessidade de rever e mudar a matriz de custo e  a elaboração de um plano de recuperação econômica com seis programas de aumento de receita e seis programas de redução de despesas, entre elas demissões para  adequação da folha de pagamento às receitas, revisão de contratos, melhoria nos procedimentos internos, implantação de política de negociação e cobrança e contratação de empresa especializada de cobrança.

Empresários presentes também tiveram acesso aos demonstrativos contábeis consolidados da instituição, onde foram apontados avanços positivos.  “Era necessário planejarmos, organizarmos, controlarmos e liderarmos a mudança. Tentamos trabalhar com  maior firmeza possível e como resultado nós conseguimos alcançar o equilíbrio”, enfatizou Kawai.
“O Balanço foi auditado e aprovado, sem ressalvas, por empresa independente,  avaliado e aprovado pelo Conselho Curador, porém isso não significa que estamos numa situação de fartura, pelo contrário, assim como todos os setores da economia do país, o setor educacional também tem sofrido as consequências da crise econômica’, disse. Sobre os avanços educacionais foi informado que desde 2015, a instituição teve 24 conceitos de cursos publicados, sendo que numa escala que vai até cinco,  15 cursos tiveram conceito 4 e nove cursos com conceito 3.

Ao pedir apoio aos empresários presentes, Sissi Kawai destacou  a natureza comunitária da instituição e colocou o Unifeb à disposição para a realização de parcerias, busca,  junto aos empresários, de tendências e novas demandas de mercado. “O Unifeb está vivo e se fortalecendo cada dia mais, por isso precisamos de Barretos para continuarmos evoluindo, porque a instituição é patrimônio da cidade”, finalizou.

O secretário executivo da Acib, José Carlos Firmino, parabenizou a gestão apresentada ,  colocou a entidade à disposição para apoiar o Unifeb  e destacou a importância da instituição para a cidade, “Temos uma população flutuante bem maior e o  responsável é o Unifeb, é essa instituição com 52 anos de tradição que traz, que importa pessoas e talentos, prepara  e exporta talentos para outras cidades, estados e até países.  A FEB transformou  Barretos num Pólo Universitário regional e a Associação está feliz em somar e divulgar a instituição”, finalizou.  

Postagens recentes

4º Unifeb Music Run terá oito apresentações musicais

O 4º Unifeb Music Run, evento que une corrida de rua e música ao vivo, organizado pelo curso de Educação Física do Centr...

Unifeb inaugura elevador fabricado por alunos nesta quinta-feira, dia 20

Investimento foi de apenas R$12 mil, valor que representa 10% do valor de um elevador comercial

Associações Atléticas do Unifeb presenteiam crianças atendidas pela Creche Dom José de Matos Pereira

Cerca de 100 crianças atendidas pela Creche Dom José de Matos Pereira foram presenteadas com brinquedos e uma festa surp...

Semana odontológica do UNIFEB tem início com participação maciça de alunos

A comissão organizadora da XXXII Semana Odontológica e VI Simpósio da Pós-Graduação em Ciências Odontológicas do Unifeb...