Grupo de Estudos do Unifeb promove II Encontro de Trabalhadores Sociais em Famílias

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Famílias do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) - “Prof. Dr. Pe. Mário José Filho”, realizará nos dias 09 e 10 de outubro,  o II Encontro de Trabalhadores Sociais em Famílias, com apresentação de trabalhos científicos, palestras, oficinas e lançamento de livro.
Aberto à universitários e profissionais de diversas áreas, o evento irá lançar o livro Políticas Sociais e Família: Diálogos Interdisciplinares, fruto de diversas reflexões realizadas pelo grupo que é formado atualmente por aproximadamente 20 pesquisadores das áreas de serviço social, psicologia, pedagogia, letras e direito, e que foi organizado pelas professoras Dra. Lúcia Aparecida Parreira (UNIFEB), Dra. Maria Cristina Piana (UNESP) e psicóloga  Fernanda Andrade C. Nogueira (UNIFEB). Confira abaixo a programação completa.
 
 
Data: 09 de outubro de 2017
Local: Sala 1 do Bloco Lauro Kfouri
Horário: 18h30
Apresentação de Trabalhos Científicos
 
Data: 09 de outubro de 2017
Local: Sala 4 do Bloco Lauro Kfouri
Horário: 20h
Oficina: “Familiarizando”
Descrição: Vivência de autoconhecimento em relação as aprendizagens familiares, valores, crenças, mitos. O intuito da oficina é proporcionar ao profissional e aos estudantes a partir de suas experiências e referências familiares, o reconhecimento de novas práticas de atuação no trabalho com famílias.
 
Fernanda Andrade Costa Nogueira
Graduada em Psicologia pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Atua como psicóloga no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) na área de educação inclusiva e Núcleo de Assistência Estudantil – Pró-Aluno. Trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade social, pela proteção básica/SUAS no Centro de referência da Assistência Social (CRAS) do município de Barretos.
Patrícia Calocci Marcicano
Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista e especialista em Intervenção Sistêmica pela Faculdade de Medicina de Rio Preto e em Psicopedagogia Clínica Institucional pelo ISEB. Atualmente atua como psicóloga na Escola de Educação Infantil Tia Mércia.

Data: 10 de outubro de 2017               
Local: Teatro Jorge Andrade
Horário: 19h30
 Palestra: Famílias e escola: possibilidades necessárias no contexto atual
Prof. Dr. Geraldo Romanelli
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, instituição na qual obteve os títulos de mestre e doutor na área de Antropologia Social. Atualmente é professor aposentado e professor sênior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e orientador nos cursos de Pós-Graduação de Psicologia e Educação. Realizou e orientou pesquisas voltadas para a análise de diferentes dimensões das relações internas de famílias de camadas médias e populares investigando a articulação dessas unidades com a sociedade, os diversos modos de arranjos domésticos, a socialização e a educação dos filhos, o exercício da autoridade e do poder e as relações subjetivas entre os integrantes dessas famílias. Os resultados dessas pesquisas e a análise do modo de vida dessas famílias têm sido publicados em periódicos e livros. É pareceristaad hoc de diversos periódicos da área de Ciências Humanas e de órgãos de fomento à pesquisa.
Após a palestra será o lançamento do 2º Livro “Políticas Sociais e Famílias: diálogos interdisciplinares” do Grupo de Pesquisa sobre Famílias do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) “Prof. Dr. Pe. Mário José Filho”. 

Postagens recentes

Alunos do Unifeb apresentam trabalhos no 18 º CONIC

Um grupo de alunos do primeiro ano do curso de direito do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIF...

Docente do Unifeb apresentará dois trabalhos em congresso nacional em São Luís (MA)

O docente do Centro Universitário da Fundação Educacional de B...

Aluna do Curso de Odontologia aprovada em Mestrado da USP de Ribeirão Preto

A aluna do curso de Odontologia do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB),  Rafaella da...

Semanas científicas do Unifeb segue com programação intensa até dia 20

Seguem até o dia 20 de outubro as semanas científicas dos cursos de Química, Pedagogia, Sistemas de Informação, Agronomi...