UNIFEB incentiva a produção científica e reconhece sua importância junto à comunidade

  Sempre que se fala em Ciência e pesquisa logo vem à mente um cenário distante e fora da realidade da maior parte da população, mas acontece que o resultado dela possui mais impacto no cotidiano de todos do que se imagina. “O desenvolvimento de pesquisas científicas gera muitos benefícios à sociedade, como por exemplo formulações de fármacos mais eficazes, produção de vacinas, caracterização ambiental visando o manejo adequado dos recursos naturais, entre outros”, explica Matheus  Henares, docente e coordenador de pós-graduação do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB).


    Segundo Henares, o UNIFEB conta hoje com a atuação de aproximadamente 75 doutores, dos quais mais de 60 estão envolvidos em pesquisas científicas inseridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Estes projetos abrangem também os alunos da instituição, atualmente são cerca de 80 estudantes diretamente ligados aos projetos, entre os quais mais da metade possui bolsas de estudos para tal. “Dentro do UNIFEB, a pesquisa científica tem papel relevante, pois permite aos pesquisadores e estudantes adquirir conhecimento prático e, sobretudo, científico acerca de um questionamento. Como todo processo de avanço do aprendizado envolve respostas a uma questão central, a realização de pesquisas científicas nas diversas áreas do conhecimento permite a investigação das varáveis, os efeitos e os processos que conduzem ao resultado final”.


    Além disso, o coordenador destaca que o desenvolvimento da pesquisa científica também permite ao estudante o aprendizado no que diz respeito ao desenvolvimento uma redação técnica refinada. “Isso se deve ao fato da necessidade de buscar na literatura especializada resultados existentes que se assemelham - ou não - àqueles que o pesquisador espera alcançar em sua pesquisa”.


Entre os atuais projetos desenvolvidos dentro da instituição, um se destaca por seu impacto direto na comunidade de Barretos e região. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e intitulado “Dinâmica longitudinal do ribeirão das Pitangueiras, Barretos/SP e efeitos das atividades antrópicas na distribuição espacial e temporal da comunidade de macrófitas aquáticas”, este projeto, que possui duração de dois anos, implica no conhecimento da qualidade ecológica da água do córrego Pitangueiras, fonte de abastecimento superficial de aproximadamente 50% da população de barretense.


    A indústria também se beneficia das pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica, é o caso de alguns projetos coordenados pelo professor Claudinei da Cruz, que também recebem financiamento da FAPESP e do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Cesp. Um dos projetos tem como objetivo realizar o controle de plantas aquáticas, o coordenador conta que esta é uma pesquisa que pode trazer melhora nos usos múltiplos da água, tais como: geração de energia, navegação, pesca, lazer e captação de água para cidades e industrias. O outro tem o foco na avaliação da segurança ambiental de produtos utilizados na prevenção de mexilhão dourado em turbinas de hidroelétricas. “O principal benefício é a geração de energia elétrica sem a necessidade de interrupção para manutenção das turbinas geradoras, além de assegurar o uso de produtos seguros para o ambiente”, explica o professor.


    Para divulgar melhor trabalhos como esses, o Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos criou, em 2006, a revista Ciência e Cultura, uma publicação semestral que possui um escopo multidisciplinar e recebe manuscritos no formato de trabalhos originais, revisão de literatura, relato de caso e desenvolvimento de metodologias ou técnicas, em português ou inglês, produzidos por alunos e pesquisadores do próprio UNIFEB e de outras instituições.




Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

UNIFEB investe mais de R$ 100 mil em novos livros para o curso de Arquitetura e Urbanismo

Os exemplares já começaram a chegar e serem disponibilizados aos alunos na Biblioteca “Prof. Roberto Rossi Zuccolo”Em...

Palestra no UNIFEB marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O evento foi organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do Centro UniversitárioNa última quarta-feira, dia 3 de abr...

Egressos da 1ª turma de Engenharia de Produção do UNIFEB se reúnem para comemorar 10 anos de formatura

O evento foi organizado pelo servidor da Câmara Municipal, Raphael Eduardo Leal Leite, também egresso da turma, que ho...

Simpósio de Iniciação Científica do UNIFEB conquista registro no sistema internacional para periódicos

A coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação, Profa. Dra. Nathalia Garlich, destaca que essa conquist...