Importante Competição de Protótipos de Veículos Off-Road tem participação de Alunos do UNIFEB

Universitários da equipe “Bullseye Racing” do UNIFEB participaram da 12ª Baja SAE Brasil, na etapa regional sudeste (em que reuniu os estados de SP, RJ, MG e ES) e aconteceu na última semana de agosto, na Escola de Engenharia de Piracicaba, no município de Piracicaba – SP.

O evento, um dos mais importantes do segmento, tem como objetivo apresentar o melhor protótipo de Veículo Off-Road, desde a sua concepção e testá-lo em diversos aspectos  e situações.

A equipe “Bullseye Racing” existe há três anos e é composta por nove integrantes - Leonardo Sarzedas, Bruna Farias, João Pedro Teixeira, Leonardo Gual, Maik Kehl, Jean Carlos, Fabrício Ricardo, Murilo Neves e Henrique Gustavo, dos cursos de graduação das Engenharias: Mecânica e Elétrica, e de Administração.

“Participar dessa competição, mesmo que não ganhamos, ficando na 31ª posição, foi interessante, aprendemos muito, tivemos muitas avaliações dos juízes engenheiros, e isso é o que vale para sempre estarmos melhorando em nosso protótipo”, explica o Capitão da Equipe, e aluno do curso da engenharia mecânica do Unifeb, Leonardo Sarzedas.

Ainda de acordo com Sarzedas, “Houve algumas dificuldades com o motor do veículo, mas conseguimos romper esses percalços e apresentamos um carro inteiro, e que também chamou atenção dos outros competidores pelo seu design. Temos muito orgulho dele, construímos ele do zero,  agora é  voltar a oficina, melhorar o veículo com base no ‘feedback’ dos juízes, e já adianto que todos do grupo estão mais motivados ainda, com novas ideias para ele, e com o pensamento na Competição do Baja Nacional que acontece no início de 2019”, afirmou.

Segundo o professor e orientador da equipe “Bullseye Racing” Kim Martineli Souza Gonçalves, “O projeto deste protótipo é complexo, e mesmo com uma equipe reduzida, eles tiveram garra, antes e durante a competição. Eles que fizeram toda a montagem do veículo, e o que vale é a participação nesses tipos de eventos, agora  é se preparar para o Baja Nacional, e começar a construção de um novo protótipo”, finaliza Gonçalves.


Sobre o Baja SAE Brasil:

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Os participantes do programa Baja SAE, se envolvem em um caso real de desenvolvimento de um veículo Off-Road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL formam equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

As equipes vencedoras tem a oportunidade de viajar e mostrar o projeto a profissionais estrangeiros na competição internacional, nos Estados Unidos, representando não apenas a Instituição pertencente, como também o Brasil.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Palestra “Saúde Vocal e seu Impacto na Comunicação” é apresentada pelo fonoaudiólogo e regente, Franco Piérre, no UNIFEB

O evento foi organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do Centro UniversitárioA noite da última quarta-feira, dia...

Apoiada pelo Colégio FEB, equipe de basquete Sub-13 da APAB estreia com vitória no Campeonato Paulista

Com o placar de 55 a 35, as meninas barretenses desbancaram a equipe de São Bernardo do CampoAs meninas da equipe Sub-1...

UNIFEB investe mais de R$ 100 mil em novos livros para o curso de Arquitetura e Urbanismo

Os exemplares já começaram a chegar e serem disponibilizados aos alunos na Biblioteca “Prof. Roberto Rossi Zuccolo”Em...

Palestra no UNIFEB marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O evento foi organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio Cultural) do Centro UniversitárioNa última quarta-feira, dia 3 de abr...