Presenças de ex-ministra e de escritora consagrada são destaques no Seminário SEMPREINOVA do UNIFEB nesta quarta-feira

IV Seminário de Metodologias e Práticas Pedagógicas Inovadoras tem como tema “Educação Superior para o mundo contemporâneo”

Uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup, com 18 mil empregadores em 43 países, incluindo o Brasil, concluiu que nos próximos dois anos até 45% das atividades profissionais realizadas atualmente no mundo já poderão ser executadas por computadores e robôs. É considerando esse cenário profissional desafiador que o UNIFEB está implantando um novo modelo acadêmico. Para discutir os novos caminhos do aprendizado, acontece nesta quarta, dia 12 de setembro o Seminário SEMPREINOVA, que tem como proposta compartilhar novas realidades educacionais, com o tema “Educação Superior para o Mundo Contemporâneo”.

Aberto a todos os educadores, o SEMPREINOVA tem como destaque a participação de duas grandes especialistas nos assunto, a ex-ministra da educação Profª. Drª. Cláudia Costin e da escritora consagrada Profª. Me. Tonia Casarin, que abordarão o alinhamento entre a Educação Básica e o Ensino Superior necessário à formação humana, ética e cidadã de alunos no século 21.

Costin é uma professora universitária que foi ministra da Administração e Reforma no governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2002). Graduada, mestrada e doutorada pela Fundação Getúlio Vargas, também ocupou o cargo de secretária de cultura do Estado de São Paulo entre 2003 e 2005 e em seguida assumiu a vice-presidência da Fundação Victor Civita, uma ONG mantida pelo Grupo Abril com o foco na educação. Em 2016, convidada para lecionar em Harvard após a sua saída do Banco Mundial, e iniciou seu trabalho, que pretende mapear iniciativas inovadoras na educação no Brasil em parceria com a FGV-Rio, Harvard e Instituição Brookings.

Tonia Casarin é formada em Administração pela PUC-Rio e mestre em Educação pelo Teachers College em Columbia University, em Nova York, Estados Unidos. É professora de pós-graduação do Instituto Singularidades de São Paulo, consultora em Educação no Rio de Janeiro, e focou os seus estudos na inteligência emocional e social de adultos, adolescentes e crianças. Escreveu o livro "Tenho Monstros na Barriga", uma ferramenta para as crianças aprenderem a identificar as próprias emoções, pois em suas pesquisas aprendeu que o primeiro passo para desenvolver as competências do século 21 é saber identificar os sentimentos. O livro tornou-se um best-seller infantil.

O SEMPREINOVA está marcado para acontecer das 9h às 16h, no dia 12 de setembro, quarta, no Tribunal do Júri do Núcleo Jurídico do UNIFEB, com apresentação de vários trabalhos de pesquisa dos docentes da instituição, fóruns de discussão, além das palestras das duas convidadas. A participação é gratuita.


Postagens recentes

Empreendedores debatem “Planejamento e Inovação” na Noite de Empreendedorismo do UNIFEB

Ter comprometimento, compartilhar informações, fazer networking, planejamento, gestão, marketing, entre outros aspectos,...

Professor da Engenharia Civil defende Mestrado na UFSCar

O professor e engenheiro civil do UNIFEB, Gabriel Migliore defendeu tese de mestrado, com o tema “Viabilidade de uso de...

Inscrições prorrogadas até o dia 17 de setembro para Concurso Cultural que irá premiar até R$ 2 mil

As inscrições para o Concurso Cultural “Profº Roberto Rossi Zuccolo” foram prorrogadas para o dia 17 de setembro. Os int...

“SEMPREINOVA” aborda temas sobre o Futuro do Ensino e a Educação Socioemocional no século XXI

Reunindo mais de 600 participantes, entre profissionais da educação, universitários e interessados, o Seminário SEMPREIN...