Pesquisadora e Docente do UNIFEB faz pós-doutorados no Brasil e na Suíça

A docente do curso de graduação de Química Tecnológica do UNIFEB, Ana Flávia Canovas Martinez, recentemente voltou do segundo e terceiro pós-doutorados que tiveram pesquisas desenvolvidas e finalizadas no interior de SP e na Europa, mais precisamente na Suíça.

A linha de pesquisa do segundo pós-doutorado é sobre a “Abordagem sistêmica e multidisciplinar para identificação de novos inseticidas produzidos por simbiontes de insetos”, sendo dois anos feitos na ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP, em Piracicaba/SP e um ano na ETH Zurich (Eidgenössische Techische Hochschule Zürich) na Suíça. 

“Foram três anos de muito estudo, sendo dois anos na ESALQ/USP, em que dei inicio ao projeto sobre a aplicação, e de isolamento e caracterização de compostos produzidos por microrganismos simbiontes de insetos e com atividade inseticida, além da aplicação de metodologias modernas na busca por novos compostos e classes químicas. Com isso identifiquei várias moléculas com potencial inseticida testado contra ‘Spodoptera frugiperda’; uma praga agrícola que ataca diversas plantações em nosso país”, explicou Martinez.

No terceiro ano, a professora foi à Suíça para a parte de experimentos do terceiro pós-doutorado; projeto este interligado ao segundo. “Fez parte desse projeto, o trabalho intitulado “Genome-mining for exploration of new insecticidal compounds produced by insect-associated bacterial symbionts”, neste momento fiz experimentos, procurei os compostos que são produzidos  por bactérias de insetos, e que podem ser aplicados como inseticida, um protótipo, sendo uma alternativa mais ecologicamente  viável para o controle das pragas”, finalizou.

No Brasil, o projeto foi supervisionado pelo pesquisador Dr. Fernando Luís Consoli e na Suíça, pelo Dr. Jörn Piel. A ESALQ/USP se destaca entre as cinco melhores universidades do mundo na área agrícola, e a ETH é uma das 10 melhores universidades do mundo no ranking geral, tendo formado diversos cientistas laureados pelo prêmio Nobel, incluindo o ilustre Albert Einstein.

O UNIFEB tem intercâmbio com universidades de vários países e busca sempre facilitar o acesso àquelas que tem linhas de pesquisa coincidentes com o pensamento acadêmico de seus pesquisadores.


Postagens recentes

Projeto do Curso de Pedagogia do UNIFEB promove Atividades para Crianças de Entidade local

Muita diversão e aprendizado, uma junção de fatores que resultou no  entretenimento dos pequenos da entidade barretense...

Workshop sobre Polo Aquático reúne 120 alunos do Curso de Educação Física do UNIFEB

Os 120 alunos do Curso de Licenciatura e Bacharelado do UNIFEB participaram do workshop sobre “Polo Aquático – Abordagem...

UNIFEB Music Run acontece no dia 21 de outubro

A sexta edição da maior corrida de rua de Barretos, a UNIFEB Music Run – “No Ritmo da Sua Corrida”, acontece no próximo...

Entrega de prêmios aos Ganhadores do Concurso Cultural será na quarta

Nesta quarta-feira, 10 de outubro, acontece a entrega de prêmios dos ganhadores do Concurso Cultural do UNIFEB – “Profº...