UNIFEB apresenta FEB 360º, o primeiro Espaço Maker de Barretos

Na noite desta terça, 6 de novembro, aconteceu a inauguração oficial do FEB 360° - Futuro, Empreendedorismo, Barretos/Brasil, o novo projeto do UNIFEB que chega para disponibilizar à comunidade acadêmica e à população da região o primeiro Espaço Maker de Barretos. O FEB 360° integra o Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Negócios (NIEN) e é o local onde ideias e projetos são planejados, testados e colocados em prática.

A noite de apresentação do FEB 360º contou com a participação de Rita Wu, designer e artista que se tornou uma das maiores especialistas em mídias digitais no Brasil e atualmente ocupa o cargo de diretora na Rede Fab Labs Livre SP, a maior rede de Fab Labs pública do mundo, ligada a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo.

Rita Wu explicou o conceito de Espaço Maker dizendo que “é um lugar, acima de tudo, de grande liberdade criativa, é como se fosse uma oficina onde os ‘makers’ contam com equipamentos e ferramentas para desenvolver suas invenções”, diz. “Maker é aquela pessoa que tem uma ideia, um projeto, e o coloca em prática, um ‘fazedor’ de coisas. Essas coisas vão de objetos simples a peças de arte, de sistemas para computador, robôs a softwares, é uma pessoa que quer resolver um problema seu e de outras pessoas criando algo útil, o Espaço Maker é onde o maker encontra as informações, ferramentas e equipamentos para fazer, na prática, essas ‘coisas’”, diz a designer.

A reitora do UNIFEB, Sissi Kawai Marcos, disse que o conceito FEB 360º não se restringe ao Espaço Maker, mas vai além. “Nossa missão é preparar nossos alunos para os desafios do mundo cada vez mais digital, temos buscado criar um ambiente para que o aprendizado seja significativo, transformador e inovador. O Espaço Maker faz parte desse ambiente, é o local onde os alunos, professores e a comunidade de Barretos podem ensaiar, testar, produzir, colocar em prática todos esses conceitos. Em breve daremos mais um passo e passaremos a fazer parte da rede Fab Lab”, conclui.

Entre apresentação musical do Projeto Guri, sorteio de prêmios, atrações divertidas e a presença de empresários e formadores de opinião, além de professores e alunos do UNIFEB, a noite contou ainda com a palestra do empreendedor, especialista em inovação e consultor em startups Vinícius Machado que falou de empreendedorismo nos dias atuais. “A inauguração desse Espaço traz para a cidade o Movimento Maker, é a prova de que Unifeb hoje está conectado com o mundo inteiro, com o que há de referência no mercado mundial, coloca essas inovações ao alcance de toda a população e, principalmente, da sua comunidade acadêmica”, ressaltou Vinícius.

Até o final deste mês o Espaço Maker do FEB 360º - Futuro, Empreendedorismo, Barretos/Brasil define os horário e o dia semanal em que estará aberto gratuitamente a comunidade, com monitores a disposição para apresentar as possibilidades que o local oferece a quem tem uma ideia para colocar em prática.


Postagens recentes

Engenharia de Produção do UNIFEB faz visita técnica ao Porto de Santos

Alunos do Curso da Engenharia de Produção do UNIFEB participam na sexta-feira, 09 de novembro, de uma visita técnica par...

Alunos do Projeto de Empreendedorismo do UNIFEB fazem viagem de imersão para novos conhecimentos

Um grupo de alunos do UNIFEB inscritos no programa HUB do SEBRAE fez uma viagem de busca de novos conhecimentos sobre em...

Cooperativismo foi tema de palestra para estudantes do Curso de Ciências Contábeis do UNIFEB

Estudantes e docentes do Curso de Ciências Contábeis do UNIFEB participaram na última quinta-feira, 08 de novembro, na s...

Feira de Profissões do UNIFEB reúne centenas de estudantes de Barretos, região e Minas

Na última semana aconteceu a Feira de Profissões do UNIFEB, com a participação de 300 alunos do ensino médio das escolas...