UNIFEB faz apresentações de Projetos com foco na Sustentabilidade

Nesta quarta-feira, 05 de dezembro, será realizada a apresentação dos trabalhos com abordagem no tema da Sustentabilidade dentro do “Projeto Integrador” que faz parte do novo modelo acadêmico do UNIFEB, dos cursos das Engenharias de Alimentos, Mecânica, Elétrica, Civil, de Produção e Química. O evento envolve as turmas de primeiro ano dos cursos e acontece às 19h, na “Pedra” do Campus.

Participando ativamente da implantação desse novo modelo acadêmico nos primeiros anos das Engenharias, a profª Sílvia Bortolo comentou o evento desta quarta. “Essa é a primeira edição de um projeto inovador do UNIFEB, em que os trabalhos fazem parte da disciplina – projeto integrador, tendo como tema “Engenharia e Sustentabilidade”. Assim, cada grupo de alunos das engenharias desenvolve projetos específicos, cada um na sua área. Os estudantes serão avaliados por uma banca de professores dos cursos, além de professores convidados. Tudo é avaliado, desde a apresentação oral dos participantes, os banners, o desenvolvimento dos protótipos. Há trabalhos bem interessantes, uma das equipes do curso de engenharia civil, por exemplo, desenvolveu um bloco de concreto permeável, a engenharia de alimentos fabricou um tipo de farinha da casca da melancia que é aplicada na barrinha de cereal, a engenharia elétrica fez uma horta hidropônica movida a energia solar, enfim, há muitos importantes projetos que serão apresentados”, finalizou.

Para a docente responsável pelos projetos do Curso de Engenharia de Alimentos, Sandra Alexandre Maturana, o projeto foi essencial para o envolvimento dos universitários em pesquisas e pela busca por soluções dentro da tecnologia de alimentos. “Eles ampliaram o conhecimento e a visão da profissão no contexto mundial. Desenvolveram as capacidades para trabalhar em grupos, para estruturar os trabalhos acadêmicos de maneira adequada, desde a apresentação, até a defesa em público”, finalizou a docente Maturana.

A apresentação dos projetos é aberta a comunidade do UNIFEB e ao público.

Os Projetos:

Engenharia da Produção: Fontes renováveis, Aplicação da vinhaça e Gestão de resíduos em Frigoríficos.

Engenharia Mecânica: Reuso da água desperdiçada em aparelhos de ar condicionado, Aproveitamento da água da chuva em domicílios, Reutilização da água da chuva na Casa Ecológica, Irrigação subsuperficial (abaixo de uma superfície), Motor estacionário movido a hidrogênio e Concreto permeável.

Engenharia Civil: Bloco de Concreto Permeável: Utilização de poli tereftalato de etileno, Tijolo aditivado com kraft, Reciclagem de polietileno, Concreto modificado com polímero, Bloco de concreto para vedação e Concreto poroso.

Engenharia Elétrica: Instalação de painéis fotovoltaicos, Sistema de limpeza automática de painel Solar, Horta hidropônica movida a energia solar e Gerador de hidrogênio.

Engenharia Química: Reaproveitamento de águas residuais de origem residencial e Produção de resina a partir da goma de mascar.

Engenharia de Alimentos: Farinha da casca da melancia aplicada em barrinha de cereal, farinha de banana e Upcycling (termo ainda não traduzido para o português, e que está ligado ao termo RECYCLING).


SERVIÇO

Evento: Apresentações de projetos “Sustentabilidade e Engenharia”

Data: 10 de dezembro

Horário: às 19h

Local: Pedra – Campus UNIFEB



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Advogado formado pelo UNIFEB tem artigo publicado na Revista Dom Helder

O advogado Jonatas dos Santos Silva, formado pelo UNIFEB em 2018, no curso de Direito, teve artigo publicado em Revista...

Turistas e trabalhadores da Festa do Peão tem atendimento odontológico gratuito por equipe UNIFEB

Todas as pessoas que trabalham ou se divertem na maior festa de rodeio da América Latina podem ter atendimento odontológ...

Aluno do Colégio FEB conquista bronze em Desafio de Competências e Habilidades

O aluno Leonardo Rodrigues Pietro, do terceiro ano do ensino médio do Colégio FEB conquistou medalha de bronze no 17º DC...

Professores do UNIFEB publicam artigo em revista sobre a possibilidade da equiparação das licenças maternidade e paternidade

Os docentes do curso de Direito do UNIFEB, Danilo Henrique Nunes, Letícia de Oliveira Catani Ferreira e Lucas de Souza L...