Espaço Maker do UNIFEB conquista Selo Global do FAB LAB

O laboratório de inovação, tecnologia, networking e empreendedorismo FEB 360º do UNIFEB conquistou neste mês dezembro o Selo Global do FAB LAB, tornando-se o primeiro FAB LAB da região, segundo do interior do estado.

“Com esse selo, o laboratório do UNIFEB, nosso Espaço Maker dentro do FEB 360º, passa a fazer parte da rede mundial de FAB LAB, criado pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology. Assim, os projetos realizados aqui podem ser compartilhados com o mundo todo e teremos acesso ao que outros espaços como este estão fazendo em seus laboratórios. É uma maneira de intercâmbio para soluções de diferentes tipos de problemas, não apenas dos alunos, professores e colaboradores do UNIFEB, mas da comunidade como um todo, pois este é um espaço acessível também às pessoas, às empresas e instituições”, explicou a reitora do UNIFEB, Sissi Kawai Marcos, em coletiva a imprensa e formadores de opinião.

O gestor do FAB LAB do FEB 360º, André Vanzolin, conta que o local tem o objetivo de incentivar a busca pelo conhecimento. “Nesse espaço, os estudantes, os educadores, as empresas, os profissionais, os curiosos e especialistas podem adquirir conhecimento, trocar experiências e utilizar os equipamentos para tornar realidade os seus projetos, para resolver desde problemas individuais até questões comunitárias”, disse.

Vanzolin coordenou o processo para a conquista do Selo Global e comenta: “somos um centro avançado de desenvolvimento em pesquisas e projetos, uma vez que temos acesso à toda documentação de outros Fab Labs do mundo todo. Podendo inclusive, criar, melhorar ou reproduzir esses protótipos dentro da disciplina de Projetos Integrador, onde a cada semestre os alunos do UNIFEB tem de fazer uma proposta que é apresentada com todo conceito aprendido durante o semestre, tendo de resolver um problema específico ou observado no cotidiano. Além disso, os estudantes poderão também compartilhar esses projetos com outros FAB LABs, e consequentemente ajudar outros lugares do mundo, em tempo real”.

Uma das características dos FAB LABs é a abertura gratuita à comunidade a que pertencem. A partir de janeiro de 2020, após o recesso de férias, o FEB 360º vai abrir suas portas todas as tardes de segunda-feira, com atendimentos agendados e gratuitos. Os usuários precisarão apenas se cadastrar, agendar horário e, caso seus projetos levem a maquetes ou impressões em 3D, pagar apenas pela matéria prima.

O Espaço Maker do UNIFEB possui maquinários como impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras PCB, CNC Router, entre outros equipamentos.

Sobre o FAB LAB:

O FAB LAB é uma rede de laboratórios públicos - espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos.  Os processos de criação devem ser compartilhados, como o uso de ferramentas de fabricação digital. O FAB LAB também tem como objetivo trazer à população a possibilidade de aprender, projetar e  produzir diversos tipos de soluções materiais, e em diferentes escalas.

Outras informações podem ser obtidas no site do unifeb ou seguindo o UNIFEB no Instagram pelo perfil @unifeb_barretos



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Docente do curso de Direito do Unifeb participa de jornada de Administração Pública

O evento XIV Jornada Científica de Administração Pública - JORNAP 2020 acontece até 11 de junho – de forma virtual – com...

Alunos e professores experimentaram as vantagens dos laboratórios virtuais da Algetec.

Durante o mês de maio, a parceria entre o UNIFEB e a Algetec permitiram aos nossos alunos e professores a experiência de...

Docentes e alunos participarão do VI Seminário Internacional sobre Direitos Humanos Fundamentais

 A Universidade Federal Fluminense, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos, Instituições e...

Direito do Unifeb participade Congresso virtual sobre Administração Pública

 Com coordenação do professor-doutor Nuno Manoel Morgadinho dos Santos Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão P...