Construção civil dispara em período de pandemia

O ano de 2020 foi repleto de incertezas. Com a inesperada pandemia de Covid-19, empresas se reinventaram, adaptando-se ao home office; negócios digitais e novas formas de trabalho se tornaram cada vez mais fortes e comuns. Além disso, a sociedade em geral mudou seus hábitos de consumo.

Do mesmo modo que ninguém previu todas essas mudanças, também não previram que haveriam um “boom” no Mercado Imobiliário do Brasil. E tem mais: a expectativa é de que este setor continue crescendo ainda mais nos próximos anos.

Com taxas de juros abaixo do normal, mais famílias tiveram acesso ao financiamento. As instituições financeiras também adotaram medidas para estimular a compra de imóveis. Dentre elas, o financiamento de despesas cartorárias, carência para início das parcelas e registro eletrônico.

Lojas de materiais para construção e empresas de engenharia aumentaram o faturamento diante da grande demanda.

Carlos Riverdi é engenheiro civil recém-formado e já está atuando na área. “Eu vejo o cenário com bons olhos, pois foi uma das únicas áreas que pouco foi afetada durante a pandemia e como o Brasil é extremamente deficitário em infraestrutura, o boom é devido a essa falta de muita coisa para se construir e com isso o mercado aquece e movimenta todo o setor”, comentou.

Segundo a Associação Brasileira de Incorporações Imobiliárias (ABRAINC), 97% dos empresários mostram intenção de realizar lançamentos e 92% pretendem comprar terrenos.

Além disso, estima-se que a atividade industrial já está chegando no mesmo nível que antes da pandemia. E a construção civil foi uma das menos abaladas nos últimos meses. Logo, com um cenário tão favorável e otimista, os profissionais da área de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo podem se preparar para uma grande procura nos próximos anos!



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Docente do UNIFEB tem artigo publicado pela Editora LTr

O professor do curso de Direito do UNIFEB, Mario Luiz Ribeiro, teve um artigo publicado pela Editora LTr.Trata-se de um...

Ex-aluno do UNIFEB recebe Menção Honrosa por projeto

Formado em Engenharia Mecânica, o ex-aluno do UNIFEB Barretos Manoel Ávila Neto inventou um aerador de solo, feito espec...

Delegado, formado no UNIFEB, lança livro e é indicado ao Prêmio Innovare

O UNIFEB é conhecido por revelar grandes talentos. Um desses expoentes foi o aluno da IX turma de Direito, Fábio Ruz Bor...

ALUNO DO UNIFEB PARTICIPA NO PAINEL DO SAE BRASIL

O Painel Educação na Engenharia no WEB FÓRUM discutiu como a recente geração de profissionais está sendo preparada para...