Ex-aluno do UNIFEB recebe Menção Honrosa por projeto

Formado em Engenharia Mecânica, o ex-aluno do UNIFEB Barretos Manoel Ávila Neto inventou um aerador de solo, feito especialmente para uso em pastagens e com capacidade de destruir cupins de montículo.

Como reconhecimento de seu trabalho, o Sistema Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso) concedeu uma Menção Honrosa à Fazenda Formosa, propriedade da família de Manoel, pela criatividade na inovação do implemento agrícola aerador de solo.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial também concedeu a Patente de Modelo de Utilidade ao projeto intitulado Cilindro Aerador e Descompactador de Solos e Demolidor de Cupinzeiros. Popularmente conhecido como “Patente Verde”, trata-se de uma conquista difícil, com um processo longo e demorado, sendo atribuída a produtos que contribuem com a sustentabilidade ambiental.

E foi exatamente isso que o novo aerador proporcionou ao eliminar a lixiviação do solo, um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais que entram nos sulcos feitos pelo aerador. Desse modo, ele promove maior penetração do adubo e a correção química do solo.

O engenheiro Manoel se formou no UNIFEB em 2014, tendo participado de vários projetos dentro do nosso Centro Universitário, como o premiado EcoCar. Suas lembranças da época da graduação são as melhores possíveis.

“Para mim foi um lugar abençoado pelo qual tenho muito empatia. Foram muitos momentos de conquista, de luta e festividades. Conheci várias pessoas importantes lá dentro, como professores que foram fundamentais para minha carreira e para que eu pudesse ser o profissional que sou hoje”, disse Manoel.

Esta é mais uma grande história de sucesso da qual o UNIFEB se orgulha de ter feito parte!



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Docente do UNIFEB tem artigo publicado pela Editora LTr

O professor do curso de Direito do UNIFEB, Mario Luiz Ribeiro, teve um artigo publicado pela Editora LTr.Trata-se de um...

Delegado, formado no UNIFEB, lança livro e é indicado ao Prêmio Innovare

O UNIFEB é conhecido por revelar grandes talentos. Um desses expoentes foi o aluno da IX turma de Direito, Fábio Ruz Bor...

Construção civil dispara em período de pandemia

O ano de 2020 foi repleto de incertezas. Com a inesperada pandemia de Covid-19, empresas se reinventaram, adaptando-se a...

ALUNO DO UNIFEB PARTICIPA NO PAINEL DO SAE BRASIL

O Painel Educação na Engenharia no WEB FÓRUM discutiu como a recente geração de profissionais está sendo preparada para...