Colégio FEB lança projeto cultural inédito em parceria com a Bravíssimo
O contraturno da instituição ganhou o reforço das aulas de música,
canto e coral que têm incentivado dezenas de alunos a imergirem no universo das
artes musicais
Incentivar à cultura é um dos mais importantes pilares do Colégio FEB, que acaba de lançar um projeto inédito: aulas de música, canto e coral, no contraturno, em parceria com a Bravíssimo Cultura e Eventos.
A diretora do Colégio FEB, Profa. Lívia Macedo, explica que
as aulas são gratuitas para os alunos da instituição e acontecem todas as quintas-feiras,
às 15h, ministradas pelo maestro e fonoaudiólogo, Franco Piérre, e pelo
professor e pianista, Gustavo Manfrim. “Podem participar estudantes do sexto ao
oitavo ano, que são classificados para este treinamento devido às particularidades
vocais da idade. Nosso objetivo é promover a sociabilidade, o trabalho em
equipe, estimular a criatividade, o raciocínio lógico e, principalmente, o
senso crítico através da arte. E eles já estão entusiasmados e ansiosos para a
primeira apresentação do grupo”, destacou.
Segundo Franco Piérre, a proposta pedagógica musical é
construir o conhecimento por meio da vivência e da exploração pratica antes da introdução
teórica dos conceitos musicais. “As aulas têm o objetivo de desenvolver a
musicalidade, a sensibilidade, a percepção auditiva, a psicomotricidade, o
senso rítmico, a percepção espacial e temporal e a sociabilidade, além de
estimular a criatividade e o raciocínio. O curso utiliza também a técnica rítmica
Dalcroze que associa melodia musical à expressão corporal, e o método Kodaly, que
é uma metodologia pedagógica desenvolvida com base no trabalho
do educador e músico húngaro Zoltán Kodály, que hoje constitui a base de
todo ensino musical na Hungria”, ressaltou.
De acordo com o maestro, o programa base da grade curricular
dos alunos são as aulas de canto, que oferecem práticas específicas de técnica
vocal, postura, respiração, expressão vocal e cênica, e percepção auditiva. “Todas
as atividades vocais estão em conexão plena com a teoria musical e as
exigências descritas pelos compositores, que são imprescindíveis para a formação
musical do aluno cantor”, destacou Franco Piérre.