Exposição “Mães Pretas Fábricas de Lágrimas” estreia na Biblioteca do UNIFEB

A mostra é assinada pelo artista Marcelo Zion e está aberta ao público até o dia 29 de novembro

A Biblioteca “Prof. Roberto Rossi Zuccolo” do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) apresenta ao público a exposição “Mães Pretas Fábricas de Lágrimas”, assinada pelo artista Marcelo Leandro Vieira Lourenço, também conhecido como Marcelo Zion.

Com uma carreira de 38 anos no universo das artes, Marcelo Zion é um escritor de graffiti, fotógrafo e biólogo, profundamente enraizado na cultura Hip Hop e seus elementos. Sua trajetória artística reflete um compromisso intenso com questões sociais e culturais, que ganham protagonismo nesta nova mostra.

A exposição é uma homenagem potente e sensível às mulheres pretas que enfrentam a violência estrutural e o genocídio de jovens pretos nas periferias brasileiras. Inspirado por histórias de sua mãe, tia e tantas outras, Marcelo Zion denuncia e celebra, ao mesmo tempo, a força e a resiliência dessas mulheres. “Essa é uma visão humilde de uma dessas lágrimas. É o reconhecimento por tudo que essas mulheres fazem pelos filhos, pelo país, pela nossa história, vivendo muitas vezes na solidão e na invisibilidade”, enfatiza o artista.

A mostra reúne 24 obras, criadas em técnica mista sobre papel canson. Cada peça carrega em si a densidade do tema e a força visual característica do trabalho de Zion.

Zion considera o tema urgente e ao mesmo tempo cotidiano. “A solidão das mulheres pretas, a violência contra jovens pretos e pretas, seus filhos, são coisas que precisam ser discutidas e que muitos fingem não existir”, ressalta.

A exposição destaca, além da dor, a resiliência e o sorriso genuíno dessas mulheres que equilibram amor, revolta e esperança, sustentando suas famílias e a sociedade. A exposição está aberta ao público até o próximo dia 29 de novembro, podendo ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

 



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Roda de Profissões do Colégio FEB destaca a Fonoaudiologia como carreira multifuncional

A palestra foi conduzida pelo Prof. Me Franco Pierre, profissional com mais de 30 anos de experiência dedicados ao est...

Alunos de Agronomia do UNIFEB participam de imersão tecnológica na Agrishow 2025

O evento é considerado uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundoOs estudantes do 1º ano do curso de Agrono...

Colégio FEB sediará Olimpíadas do Conhecimento ETAPA 2025

A competição visa estimular o raciocínio lógico e o conhecimento científico entre estudantes do 6º ano do Ensino Funda...

UNIFEB sedia Megatriagem 2025 da ONG “Dentistas do Bem”

O evento mobilizará mais de 140 cidades pelo Brasil afora para levar saúde bucal gratuita a jovens em vulnerabilidadeB...