Alunos do UNIFEB visitam fábrica da Toyota e vivenciam na prática os pilares da produção enxuta

A atividade envolveu estudantes das engenharias de Produção, Mecânica, Química, Elétrica e Civil

Nos últimos meses, estudantes dos cursos de Engenharia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) participaram de visitas técnicas à fábrica da Toyota, localizada em Sorocaba (SP), onde são produzidos os modelos Yaris e Corolla Cross. A atividade envolveu alunos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, do 1º ao 5º ano.

De acordo com o coordenador das engenharias de Produção, Mecânica e Química, Prof. Me. João José Medeiros Alfineto, as visitas tiveram como objetivo proporcionar uma imersão prática nos conceitos abordados em sala de aula. “Os alunos puderam observar diretamente a aplicação de princípios fundamentais da engenharia industrial e da gestão da produção, como padronização, uso de indicadores de desempenho, melhoria contínua (Kaizen) e a integração de sistemas automatizados”, destaca o professor.

Durante as visitas, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar todos os setores da planta industrial, como soldagem, armazenagem, montagem, pintura e setor corporativo. Além disso, conheceram o Visitor Center, onde é possível acompanhar a trajetória da Toyota no Brasil, e visitaram a garagem Toyota Gazoo Racing, que reúne modelos esportivos da marca.

Segundo Alfineto, a vivência foi especialmente enriquecedora no que diz respeito ao entendimento dos pilares do Sistema Toyota de Produção (STP). “A produção enxuta e a automação industrial, elementos centrais do STP, foram evidenciadas por meio de práticas como o Just-in-Time, o Jidoka (autonomação) e o uso eficiente da cadeia logística. Os alunos visualizaram, na prática, como esses conceitos garantem produtividade e qualidade”, afirma.

Entre as tecnologias que mais chamaram a atenção dos estudantes estão os AGVs (veículos autônomos guiados), robôs colaborativos, o uso de kanban digital e painéis de gestão visual. Essas ferramentas demonstram como a Toyota equilibra automação e operação humana em busca de processos mais eficientes e flexíveis.

Para o coordenador, iniciativas como essa são essenciais para a formação dos futuros engenheiros. “As visitas técnicas aproximam os estudantes da realidade da indústria, estimulam o pensamento crítico, o senso de inovação e fortalecem o aprendizado. É nesse contato direto com o ambiente produtivo que muitos compreendem a importância das soluções sustentáveis e tecnológicas para os desafios da engenharia moderna”, enfatizou Alfineto.

O Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, reafirma o compromisso do Centro Universitário com uma formação de excelência, que une teoria, prática e vivência profissional. “Agradecemos à equipe da Toyota pela receptividade e pela rica oportunidade de aprendizado. Seguimos firmes na missão de formar profissionais preparados para a indústria 4.0 e os desafios da sustentabilidade”, finalizou.

 



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Alunos do Programa Jovem Aprendiz do SENAC visitam UNIFEB e conhecem laboratórios e a dinâmica de algumas graduações

Esta atividade permitiu que os estudantes pudessem entender um pouco mais sobre os cursos, o espaço universitário e as...

UNIFEB abre processo seletivo para transferência, reingresso e segunda graduação

As vagas são limitadas e o desconto na mensalidade é de até 30% sem cobrança de taxas de matrícula e rematrículaEstão...

UNIFEB apoia Gincana da ETEC e doa 100 litros de leite

Toda arrecadação do evento será destinada para entidades assistenciais de BarretosA ETEC (Escola Técnica Estadual) “Cen...

UNIFEB realiza Cerimônia Ecumênica de Encerramento do 1º Semestre Letivo de 2025

Em um momento marcado por espiritualidade, união e gratidão, o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de...