Alunas de Psicologia do UNIFEB apresentam trabalhos no Congresso Latino-Americano em São Paulo

A participação foi uma oportunidade única de internacionalização de práticas e conhecimentos em Psicologia, além de estimular um diálogo entre universidades, profissionais e movimentos sociais

Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, estudantes do curso de Psicologia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) participaram do X Congresso Latino-Americano de Psicologia, realizado em São Paulo. O evento, que trouxe como tema “Limites e desafios da constituição das subjetividades latino-americanas”, reuniu profissionais, pesquisadores, estudantes e representantes de movimentos sociais de todo o continente.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia do UNIFEB, Profa. Dra. Débora Nogueira Tomas, a participação foi uma oportunidade única de internacionalização de práticas e conhecimentos em psicologia, além de estimular um diálogo entre universidades, profissionais e movimentos sociais. “As alunas puderam trocar experiências com representantes de diferentes países e conhecer estudos e pesquisas desenvolvidos na América Latina e no Caribe, vivenciando um verdadeiro intercâmbio de teorias e práticas”, destacou.

Durante o congresso, as alunas do UNIFEB apresentaram trabalhos desenvolvidos a partir de atividades extensionistas, no âmbito da disciplina Projeto Integrador em Práticas Grupais. Márcia Ferrari Seringe apresentou o trabalho “Saúde Mental em Comunidades Terapêuticas: possibilidades e desafios de uma prática extensionista em psicologia”. Já Cristiane Ferreira Arruda Camillo e Patrícia Fernanda Dimas levaram ao congresso a pesquisa “Empatia e relações interpessoais na adolescência: uma experiência prática na escola”.

A coordenadora ressaltou ainda que o congresso reafirmou o compromisso coletivo da sicologia com os direitos humanos, a equidade e a justiça social. “Foi um espaço de reflexão sobre temas como violência doméstica, racismo, políticas públicas em psicologia, saúde mental, bem viver e cosmovisões dos povos originários. A experiência fortaleceu nos alunos uma identidade profissional mais crítica, engajada e conectada com a realidade latino-americana”, afirmou Débora.

Além da oportunidade de apresentar seus trabalhos, as estudantes tiveram contato com renomados profissionais da psicologia brasileira, como Ana Maria Mercês Bock, Wanderley Codo e Marilene Proença, ampliando seu repertório acadêmico e cultural.

Para a Profa. Dra. Débora, a participação no evento contribuiu de forma significativa para a formação dos alunos. “Esse tipo de vivência aproxima os estudantes de conhecimentos científicos atualizados e os prepara para atuar de forma ética, inovadora e socialmente comprometida. Mais do que um congresso, é uma experiência transformadora para a vida acadêmica e pessoal”, concluiu.

O Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, destacou a importância desta experiência: “É motivo de grande orgulho ver nossos alunos levando o nome do UNIFEB para um evento internacional dessa relevância. Isso demonstra a qualidade da formação que oferecemos e reafirma o nosso compromisso em preparar profissionais comprometidos com a ciência, com a ética e com a transformação social”, finalizou.

 



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Alunas do curso de Direito do UNIFEB participam de congresso jurídico em Brasília, considerado o maior da América Latina

As estudantes do Centro Universitário também visitaram o STF e tiveram contato com importantes referências da área jur...

Projetos Integradores que transformam conhecimento em prática ganham destaque no UNIFEB

Apresentações reuniram estudantes de 19 graduações em uma grande mostra de soluções, pesquisas e experiências acadêmic...

UNIFEB abre inscrições para oportunidades de ingresso no 2º semestre com descontos especiais

Os candidatos podem escolher entre Transferência, Reingresso e Segunda Graduação para iniciar os estudos em agostoO UNI...

UNIFEB leva produção científica e fortalece presença nacional em Congresso Brasileiro de Toxicologia

Docentes do Centro Universitário participaram de programação internacional e apresentaram pesquisas desenvolvidas por a...