No Dia Internacional de Combate à Homofobia, advogada transgênero destaca luta por igualdade durante evento no Unifeb

Na presença de mais de 800 universitários, a advogada Bianca Figueira, conhecida por ter sido aposentada compulsoriamente pela Marinha do Brasil, por ter mudado seu gênero – submetendo-se ao processo de cirurgia de mudança de sexo, destacou nesta quarta-feira (17) no teatro do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), as batalhas promovidas pelas pessoas que buscam o respeito e direito à diversidade sexual. O evento alusivo ao Dia Internacional do Combate à Homofobia, também celebrado nesta quarta, integrou a programação da II Semana de Diversidade e Gênero da OAB de Barretos.


Além de compartilhar toda a trajetória de sua vida pessoal até a decisão da mudança de sexo, Bianca Figueira discorreu sobre diversas situações enfrentadas pela população GLBT, como o uso de banheiros públicos por transexuais, mudança de nome social independente de cirurgia, e também interpretação das leis brasileiras. “Não queremos oprimir o direito de ninguém, queremos igualdade, pois tudo o que se consegue para a população LGBT é através de muito sacrifício. As conquistas vêm através de um ativismo judicial muito importante, especialmente para que o legislativo faça sua parte”, destacou.


A vice-coordenadora do curso de direito da instituição, Olga Juliana Auad, agradeceu Bianca Figueira por aceitar seu convite e falou aos presentes sobre o impacto negativo do preconceito, “As pessoas que julgam não têm a oportunidade de conhecer o outro”, disse.


Bianca Figueira foi recebida pelo coordenador do curso de direito do Unifeb, Gustavo Casagrande Canheu, docentes da instituição, além de representantes da OAB de Barretos, Câmara Municipal e outros órgãos públicos.

Postagens recentes

Presidente do CRO-SP prestigia colação de grau da 31ª Turma de Odonto do Unifeb

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Dr. Claudio Yukio Miyake, prestigiou a colação de grau da...

Egressa do Unifeb é aprovada em mestrado na Unesp de Jaboticabal

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), em 2016,  a...