Alunas do curso de Direito do UNIFEB participam de congresso jurídico em Brasília, considerado o maior da América Latina

As estudantes do Centro Universitário também visitaram o STF e tiveram contato com importantes referências da área jurídica

Incentivar experiências que vão além da sala de aula é um dos diferenciais da formação oferecida pelo UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos). Prova disso foi a participação de quatro acadêmicas do curso de Direito na ExpoDireito Brasil 2026, considerada o maior congresso jurídico da América Latina, realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Brasília (DF).

Representando a instituição, as estudantes Ana Kelly, Ingrid, Jéssica Caroline e Nayara Borges, todas do 3º termo do curso de Direito, participaram de uma intensa programação voltada ao aperfeiçoamento acadêmico e profissional, com palestras, debates e atividades que abordaram temas atuais e relevantes para o universo jurídico.

Entre os assuntos discutidos durante o congresso estiveram marketing jurídico, inteligência artificial aplicada ao Direito, crimes cibernéticos, Direito de Família, Direito Tributário e Tribunal do Júri, além de outras temáticas que refletem as transformações e desafios da área jurídica contemporânea.

De acordo com as acadêmicas, a experiência foi extremamente enriquecedora e transformadora. Além de ampliarem seus conhecimentos por meio de palestras ministradas por referências nacionais do Direito, elas também tiveram a oportunidade de trocar experiências com estudantes e profissionais de diversas regiões do país.

Outro aspecto destacado pelas participantes foi a possibilidade de realizar networking com advogados renomados e colegas que compartilham dos mesmos objetivos profissionais. “Essas conexões nos mostraram novas perspectivas e fortaleceram ainda mais nossa motivação para seguir na carreira. Voltamos dessa viagem com a certeza de que escolhemos o caminho certo. Foi uma experiência que nos motivou ainda mais a seguir estudando, nos aperfeiçoando e acreditando em nossos sonhos”, relataram.

Entre os momentos mais marcantes do congresso esteve a palestra do jurista Aury Lopes Jr., um dos principais nomes do Direito Processual Penal no Brasil. As estudantes também acompanharam apresentações de especialistas reconhecidos nacionalmente, como Rogério Greco, Ércio Quaresma, Pedro Lenza, Flávio Tartuce, Giovanni Machado, Matheus Scarlatte, João Ricardo, Marcela Rezende e Rodrigo Alvarez.

A programação incluiu ainda uma visita ao STF (Supremo Tribunal Federal), proporcionando às acadêmicas a oportunidade de conhecer de perto uma das mais importantes instituições do sistema de justiça brasileiro. Durante a visita, elas puderam acompanhar a rotina do tribunal e encontrar personalidades da magistratura nacional, como os ministros Cármen Lúcia e Flávio Dino, que compartilhou orientações e reflexões sobre a carreira jurídica.

A experiência contou também com o apoio de Alexandre Andreatta, assessor-chefe da Assessoria de Articulação Parlamentar, responsável por auxiliar na realização das atividades em Brasília. As estudantes ainda visitaram o Museu Ministro Sepúlveda Pertence, aprofundando seus conhecimentos sobre a história das instituições brasileiras, da democracia e da Justiça no país.

As acadêmicas fizeram questão de agradecer ao professor Chafei Amsei Neto, docente de Direito Penal do UNIFEB, pelo incentivo e apoio que contribuíram para a concretização da viagem.

Para a coordenadora do curso de Direito do UNIFEB, Profa. Ma. Letícia de Oliveira Catani Ferreira, eventos dessa magnitude proporcionam uma experiência muito enriquecedora. “A participação dos estudantes de Direito em eventos jurídicos é fundamental para a formação acadêmica, pessoal e profissional. Por meio de congressos, palestras, seminários e debates, os alunos têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, acompanhar as transformações legislativas e jurisprudenciais, desenvolver o pensamento crítico e entrar em contato com diferentes perspectivas sobre temas relevantes da área jurídica”, finalizou.



Compartilhe esta notícia:

Postagens recentes

Projetos Integradores que transformam conhecimento em prática ganham destaque no UNIFEB

Apresentações reuniram estudantes de 19 graduações em uma grande mostra de soluções, pesquisas e experiências acadêmic...

UNIFEB abre inscrições para oportunidades de ingresso no 2º semestre com descontos especiais

Os candidatos podem escolher entre Transferência, Reingresso e Segunda Graduação para iniciar os estudos em agostoO UNI...

UNIFEB leva produção científica e fortalece presença nacional em Congresso Brasileiro de Toxicologia

Docentes do Centro Universitário participaram de programação internacional e apresentaram pesquisas desenvolvidas por a...

UNIFEB abre seleção para docentes com oportunidades em quatro cursos de graduação

O Centro Universitário recebe inscrições até 21 de junho para compor o quadro de professores do segundo semestre letivo...