Pesquisa avalia postura e nível de dor de cirurgiões dentistas
O aluno do terceiro ano do curso de Educação Física do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), Lucas Spinelli, juntamente com a aluna Marianna Cenatti e profissional de Educação Física egresso do Unifeb -Leonardo Rocha, desenvolveu pesquisa para avaliar postura e nível de dor de alunos e professores do curso de Odontologia que atuam na clínica odontológica da instituição. 148 pessoas participaram da avaliação que apurou que pessoas ativas fisicamente sentem menos dores ao atuarem na clínica, além da necessidade de intervenções ergonômicas no ambiente de trabalho dos cirurgiões.
Orientada pelo professor Douglas Miranda, a pesquisa investigou os gestos motores repetitivos e a postura de 148 pessoas com idade de 17 a 63 anos e constatou a maior prevalência de dor na região torácica, seguidas pelas regiões lombar e cervical. De acordo com Spinelli, as regiões com maiores riscos de lesão músculo esqueléticas foram a coluna cervical e cotovelo, “a pesquisa comprovou que para que esses profissionais tenham qualidade de vida é imprescindível intervenções ergonômicas, posturais e a prática regular de atividade física”, disse.
Desenvolvida no Laboratório de Avaliação Física e Fisiologia do Exercício do Unifeb (LAFFEX), a pesquisa foi apresentada por Lucas Spinelli recentemente no VI Congresso Brasileiro de Nutrição, Metabolismo e Exercício, realizado em Londrina – PR.