Formanda do curso de odontologia do Unifeb relata experiência de participar de Programa de Iniciação Científica
A formanda do curso de Odontologia do Unifeb, Rhaysla Domingues, participou, por dois anos consecutivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) do UNIFEB, onde teve a experiência de pesquisar assuntos relacionados à área de patologia bucal com diagnóstico em pacientes especiais. O interesse em realizar pesquisas surgiu em 2014, quando ainda cursava o segundo ano do curso, desde então, orientada pelo professor Fabiano Sant’Ana iniciou pesquisa sobre câncer de boca.
Rhaysla Domingues conta que a partir do tema iniciou a busca por artigos nacionais e internacionais em base de dados eletrônicas nas diferentes bibliotecas virtuais disponíveis, elaborando projeto de iniciação científica para o PIBIC. Todas as informações colhidas durante a revisão dos artigos nas bases de dados também serviram para a elaboração de um Artigo de Revisão de Literatura sob a orientação do Prof. Fabiano de Sant'Ana. Esta revisão foi submetida para uma Revista de Odontologia de São Paulo, e após análise de revisores, foi publicada. “Foi meu primeiro artigo publicado. Seguimos nesta linha de pesquisa e estou finalizando o curso de Odontologia e a Iniciação Científica com mais 3 artigos submetidos e aceitos para publicação em outras revistas de Odontologia”, disse a formanda que considera as publicações importantes e fundamentais para a carreira profissional.
De acordo com o Prof. Dr. Fabiano de Sant'Ana dos Santos, Rhaysla Domingues é proativa e apresentou grande disponibilidade em aprender, sobretudo acerca do tema escolhido por eles na pesquisa. “Rhaysla apresentou, desde o início, facilidade na elaboração de textos científicos”, disse o docente ao afirmar que um dos principais ingredientes para o sucesso acadêmico é a disciplina, tanto no âmbito das aulas teóricas e práticas, quanto da pesquisa. “Com disciplina e seriedade o estudante não perde o foco e atinge o ponto mais importante que é conquistar seus objetivos, neste caso, a conclusão de duas iniciações científicas, as publicações e o conhecimento diferenciado”, enfatizou o docente.
Rhaysla participou ativamente em trabalhos em que foram analisados o conhecimento do câncer de boca entre graduandos de Odontologia e da comunidade que frequenta a clínica odontológica do Unifeb. Além disso, Rhaysla, pesquisou e relatou, juntamente com a aluna Nicole Diello Salles, considerações clínicas e histológicas do granuloma piogênico e outros estudos com pacientes com necessidades especiais desenvolvidos junto ao Grupo de Atendimento Multiprofissional à Pacientes Especiais (GAMPE) do UNIFEB, conta o Fabiano de Sant'Ana.