Universitários do UNIFEB reciclam materiais para fabricar catracas com sensor biométrico de acesso e registro de presença para colégio
Instituição teria que investir R$ 20 mil para a aquisição de duas catracas,
mas gastou apenas R$ 500,00
Um grupo de alunos do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), confeccionou duas catracas de acesso com biometria, reciclando peças obsoletas e material em vias de ser enviado à ferro velho local. Além de proporcionar economia de 90%, o projeto - que envolve alunos do curso de Engenharia Elétrica e alunos recém-formados pela instituição - visa controlar o acesso e registro de frequência dos alunos do Colégio e Escola Técnica da Fundação Educacional de Barretos (CETEC), integrado ao Centro Universitário.
A proposta surgiu pela Superintendência Administrativa e Financeira (SAFi) da instituição, que estimula a confecção própria de diversas ferramentas e equipamentos em prol da comunidade acadêmica, tendo o CIT (Centro de Inovação Tecnológica) já desenvolvido, entre outros, um elevador de plano inclinado para acessibilidade dos usuários do teatro local de 700 lugares.
No projeto das catracas, foram utilizados diversos equipamentos reaproveitados como moto-redutores de impressora e molas de bancos de carro, para a automatização do controle de entrada e saída do colégio. A confecção envolveu adaptação mecânica, desenvolvimento de software e interfaces eletrônicas.
O professor do Curso de Engenharia Elétrica e coordenador do projeto, Marcos Nepomuceno, destacou a importância do envolvimento e aprendizagem prática dos alunos com uma demanda específica da instituição. “Além do aspecto didático, o projeto contribuiu para significativa redução de custos na instituição, especialmente neste momento crítico de instabilidade financeira do país, obtendo-se acima de tudo um saldo muito positivo para todas as variáveis envolvidas”.
Os alunos do Curso de Engenharia Elétrica que participaram do projeto de automação são: Ana Gabriela M. Santos, Breno Queiroz, Bruno Belini Neto, Kemily de Faria Lago e o recém-formado Otávio de Souza Barbosa.
O aluno Breno Queiroz, já participou de outros projetos e não viu grandes dificuldades para confeccionar as catracas, “a parte de software foi a mais complexa, já o trabalho de mecânica e elétrica foi tranquilo”, afirmou. As catracas de acesso registram horários de entrada e saída dos alunos, garantindo o registro de 100% da presença ou não do aluno e a disponibilidade destas informações em tempo real na secretaria do colégio.
O registro de mais este projeto em forma de um artigo científico será enviado ao Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE) de 2017 a ser realizado em outubro na cidade de Joinville/SC, conforme informou a Prof.a Dra. Caren E. Studer, responsável pela escrita e submissão dos artigos.