Reitoria do Unifeb reverte déficit e celebra avanços em um ano de gestão
Após um ano de gestão à frente da reitoria do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), a reitora Sissi Kawai Marcos celebra importantes avanços para a comunidade acadêmica como a reversão da previsão de déficit para o ano de 2016, melhorias em processos administrativos internos e avanços nos indicadores educacionais do Centro Universitário.
Docente há mais de 30 anos da FEB, Sissi Kawai Marcos assumiu a gestão em 7 de março de 2016. Após o período eleitoral analisou os dados da instituição e com o apoio de empresa especializada constatou previsão de déficit para o ano de 2016, tornando o equilíbrio financeiro um dos principais desafios da equipe que escolheu para gerir a instituição até 2020.
De acordo com Sissi Kawai, o que norteou as ações da gestão neste primeiro ano foi o Plano de Recuperação elaborado pela equipe, e que previu, especialmente, redução de despesas e aumento de receitas a partir de ações conscientes. “O período de transição foi transparente e muito importante para o êxito deste primeiro ano, pois pudemos analisar dados reais para tomarmos decisões assertivas”, disse. Entre as ações do plano, a reitoria promoveu, por duas vezes, Plano de Demissão Incentivada para a redução da massa salarial, redução de valor de contratos de empresas terceirizadas, melhoria de políticas de negociação e cobrança, inclusive com contratação de empresa especializada e redução de custos operacionais. Na gestão administrativa, entre as principais ações estão as melhorias e implantação de novos processos administrativos e qualificação de coordenadores para que tenham a gestão financeira dos cursos que coordenam. Paralelamente, a instituição se estruturou para manter e avançar seus indicadores educacionais junto ao MEC e outras instituições que avaliam a qualidade da instituição, corpo docente e aprendizado dos universitários.
“Foi um ano intenso e de muito trabalho. Revertemos o déficit e obtivemos superávit, desenvolvemos instrumentos gerenciais robustos, avançando a eficiência administrativa e qualidade educacional, êxito que só foi possível pelo comprometimento da equipe da reitoria em conjunto com todos colaboradores, professores e técnicos administrativos da comunidade FEB. O que mostra que a instituição bem organizada, com as equipes comprometidas e com clareza do que tem que ser feito, consegue resultados positivos, mesmo com dificuldades”, disse.