Em encontro na ACIB, reitora do Unifeb apresenta balanço da instituição e propõe parceria com empresários de Barretos
Nesta segunda-feira, dia 03, a reitora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), Sissi Kawai Marcos, encontrou-se, na sede da Associação Comercial e Industrial de Barretos – ACIB, com empresários e lideranças dos setores de comércio, indústria e serviços, a fim de apresentar o balanço de seu primeiro ano à frente da instituição e propor parcerias para valorizar a instituição de ensino superior mais tradicional de Barretos e assim ampliar as possibilidades aos Barretenses para ingresso no ensino superior, realização de pesquisas, entre outras parcerias.
Na oportunidade, Sissi Kawai explanou sobre as ações realizadas desde quando assumiu a gestão, destacando, principalmente, a busca do equilíbrio econômico financeiro. “Quando decidi me candidatar à reitoria, o professor Reginaldo da Silva abriu as portas da instituição para que fizéssemos um estudo aprofundado da situação da instituição, e constatamos, a partir de empresa especializada, a possibilidade de termos elevado déficit para 2016. Em cima dos dados que tínhamos , o desafio maior foi o de alcançar a sustentabilidade econômica financeira da Feb, naquele momento e hoje permanentemente”, disse.
Entre as ações, a reitora destacou a necessidade de rever e mudar a matriz de custo e a elaboração de um plano de recuperação econômica com seis programas de aumento de receita e seis programas de redução de despesas, entre elas demissões para adequação da folha de pagamento às receitas, revisão de contratos, melhoria nos procedimentos internos, implantação de política de negociação e cobrança e contratação de empresa especializada de cobrança.
Empresários presentes também tiveram acesso aos demonstrativos contábeis consolidados da instituição, onde foram apontados avanços positivos. “Era necessário planejarmos, organizarmos, controlarmos e liderarmos a mudança. Tentamos trabalhar com maior firmeza possível e como resultado nós conseguimos alcançar o equilíbrio”, enfatizou Kawai.
“O Balanço foi auditado e aprovado, sem ressalvas, por empresa independente, avaliado e aprovado pelo Conselho Curador, porém isso não significa que estamos numa situação de fartura, pelo contrário, assim como todos os setores da economia do país, o setor educacional também tem sofrido as consequências da crise econômica’, disse. Sobre os avanços educacionais foi informado que desde 2015, a instituição teve 24 conceitos de cursos publicados, sendo que numa escala que vai até cinco, 15 cursos tiveram conceito 4 e nove cursos com conceito 3.
Ao pedir apoio aos empresários presentes, Sissi Kawai destacou a natureza comunitária da instituição e colocou o Unifeb à disposição para a realização de parcerias, busca, junto aos empresários, de tendências e novas demandas de mercado. “O Unifeb está vivo e se fortalecendo cada dia mais, por isso precisamos de Barretos para continuarmos evoluindo, porque a instituição é patrimônio da cidade”, finalizou.
O secretário executivo da Acib, José Carlos Firmino, parabenizou a gestão apresentada , colocou a entidade à disposição para apoiar o Unifeb e destacou a importância da instituição para a cidade, “Temos uma população flutuante bem maior e o responsável é o Unifeb, é essa instituição com 52 anos de tradição que traz, que importa pessoas e talentos, prepara e exporta talentos para outras cidades, estados e até países. A FEB transformou Barretos num Pólo Universitário regional e a Associação está feliz em somar e divulgar a instituição”, finalizou.