Docente do Unifeb apresenta trabalhos no Simpósio Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer realizado em Portugal
A professora do curso de Educação Física do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), Zenaide Galvão, participou, entre os dias 10 e 12 de julho, do XIII Siefas - Simpósio Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer “Desafios Interdisciplinares na Promoção Da Atividade Física”, realizado em Guarda – Portugal, apresentando três trabalhos científicos, sendo dois trabalhos frutos de Trabalho de Conclusão de Curso de aluna e egressa do curso Licenciatura, sob sua orientação, e um trabalho de autoria própria em conjunto com seu orientador de doutorado - Prof. Dr. António Camilo Cunha.
De acordo com Zenaide Galvão, o trabalho da aluna Maria Alice Braga Torino, que atualmente frequenta o Curso de Bacharelado em Educação Física, é uma releitura de parte dos dados do TCC apresentado pela aluna em 2016 e que uniu as atuais experiências enquanto professora de Educação Física no Ensino Fundamental na cidade de Ipuã, tendo como tema “A Ação Pedagógica De Uma Professora De Educação Física: Do Planejamento Às Estratégias De Ensino”, já o trabalho da ex-aluna Maria Madária da Silva, é um artigo elaborado a partir do próprio TCC, também apresentado em 2016, e tem o tema “O Atletismo Na Escola: Possibilidades E Limites Na Visão Dos Professores De Educação Física”, e o trabalho da professora Zenaide Galvão é fruto de pesquisas relacionadas à formação dos professores de Educação Física, as quais estão relacionadas a sua tese de doutorado em Estudos da Criança na Universidade do Minho, cujo tema é “Os Saberes Docentes: A Reflexão De Duas Professoras De Educação Física Sobre Sua Ação Pedagógica”.
De acordo com a docente, nesse ano os conferencistas convidados atuam em universidades localizadas na Espanha, Portugal, Polônia, México, Irã, Alemanha, Brasil, entre outros países. O evento contou com 233 trabalhos apresentados, além da realização de três mesas redondas, quatro workshops e duas conferências. Galvão destacou a importância do intercâmbio de conhecimentos, “Como tenho interesse na formação de professores de Educação Física e, sabendo que o Brasil está bem avançado neste sentido, é interessante poder debater temas em um congresso internacional, com profissionais que atuam em vários países”, finalizou.