Familiares de alunos do Colégio FEB participam de encontro sobre Educação Emocional e Social
Até o final deste ano serão realizados mais sete encontros com pais e familiares
Uma noite fria, música ambiente, mesa posta para o chá e cadeiras dispostas em círculo deram o tom de aconchego na recepção de pais e responsáveis pelas crianças e jovens que estudam no Colégio FEB(Colégio e Escola Técnica da Fundação Educacional de Barretos), durante o primeiro encontro sobre Educação Emocional e Social, promovido pela instituição em parceria com o projeto Liga Pela Paz, que propicia aos alunos aulas de cultura de paz e não violência, onde serão trabalhadas a educação emocional e social.
Dinâmicas e exibição de filme foram algumas das ações realizadas durante o encontro, que resultaram em um amplo diálogo sobre o tema. De acordo com a consultora pedagógica da Inteligência Relacional, Gabriela Biaggio, estes encontros visam a consolidação da Cultura de Paz. “Os educadores socioemocionais conduziram o encontro de maneira muito acolhedora, ampliando espaços para escuta e compartilhamentos. Os participantes se mostraram motivados, falaram sobre suas expectativas e a admiração do trabalho feito com seus filhos nas aulas de Educação Emocional e Social. O clima emocional desse primeiro encontro legitimou a construção de um forte vínculo e um caminho seguro para a construção da paz”, concluiu Gabriela.
De acordo com a diretora e o Vice-diretor do Colégio FEB, Maria Marta de Souza Cunha e Yussif Mustafá Ali, respectivamente, responsáveis pelo desenvolvimento da Metodologia Liga Pela Paz para famílias este foi o primeiro, de oito encontros programados para acontecer até o final do segundo semestre de 2017.
Para a diretora do Colégio FEB, Maria Marta, os encontros visam alimentar o trabalho que a escola desenvolve há quatro anos com a Inteligência Relacional, por meio da Metodologia Liga Pela Paz, para os alunos do Ensino Fundamental II e, mais recentemente, para o 3º ano do Ensino Médio. “Sempre tivemos vontade de fazer algo com os pais, por isso não hesitamos com a possibilidade de realizar os encontros para famílias. Assim podemos fortalecer os vínculos entre eles e a escola”, disse. Yussif Mustafá Ali, também entusiasta do trabalho de Educação Emocional e Social, ressaltou a importância desta pedagogia inovadora para a escola. “Todo encontro merece esse tipo de acolhimento. Temos aqui diferentes estruturas familiares, religiosas, sociais, econômicas e, por se tratar de pais, vamos trabalhar com delicadeza e cuidado cada situação. Isso é fruto do que acontece há quatro anos”, reitera Yussif Mustafá.
O segundo encontro deve ocorrer no início do segundo semestre, em Agosto.