Unifeb realiza remoção preventiva de 23 árvores condenadas e plantio de novas mudas
O Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) iniciou a remoção preventiva de 23 árvores condenadas, localizadas no campus e, paralelamente, o plantio de novas mudas. Autorizada pela Prefeitura Municipal de Barretos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a remoção deve ser concluída em agosto.
De acordo com o engenheiro de operações e manutenção da instituição, José Mendes Santana, estima-se que a instituição tenha mais de mil árvores, espalhadas nos cerca de 160 mil metros quadrados do campus. “Além de estarem condenadas, há árvores com 20 metros, cujos galhos estão em cima de prédios administrativos, causando risco, por isso é necessária a ação”, disse.
A avaliação das árvores foi realizada pelo docente dos cursos de agronomia e zootecnia, que inclusive acompanha o trabalho de remoção e plantio, Reginaldo Itiro Muraishi. Segundo ele, algumas árvores são nativas da mata atlântica e estão doentes devido às adaptações, podas e também pragas. “ as árvores vão enfraquecendo a cada vez que seus sistemas articulares são atacados”, disse. Entre as árvores que estão sendo removidas estão Sibipiruna, Flamboyant e Canafístula, já as árvores que estão sendo plantadas, em substituição, são ornamentais como a Resedá Gigante e Oiti.