Centro Universitário de Barretos debate sobre acolhida e direitos do público LGBT
Desde o início deste mês, funcionários, alunos e docentes do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) estão participando de uma série de ações que abordam a temática da diversidade sexual e identidade de gênero. Promovidas pelo Núcleo de Acessibilidade e o setor Pró-Aluno da instituição, estão sendo realizadas palestras e debates a fim de esclarecer a comunidade sobre as formas corretas de acolher o público e assim garantir a igualdade de direitos.
A primeira reunião com funcionários ocorreu no início de agosto e contou com palestra com o tema “LGBT: Compreender para Acolher”, ministrada pela advogada Laís Honório e a coordenadora de Hotelaria e palestrante transexual, Khatya Pitaro. Nesta terça-feira, dia 08, alunos que atuam no atendimento à comunidade da Clínica Odontológica da instituição também participaram de palestra. De acordo com a psicóloga, Fernanda Andrade, e assistente social, Silvanete Menezes dos Santos, que atuam no Pró-Aluno, foram abordados temas como o uso do nome social, utilização de banheiros por transexuais, legislação dos direitos do público LGBT, entre outros assuntos. “O nosso objetivo é acolher e atender todos de forma igualitária”, disse.
Num segundo momento os setores preveem a formação de comissão interna para a realização de campanhas e ações sobre o tema, além da seleção de pelo menos dois alunos de cada turma para serem multiplicadores das ações propostas e debatidas sobre o tema pela instituição.
Fotos: Nivaldo Júnior.