Docentes do Unifeb participam do primeiro FlipCon Brasil
Um grupo de docentes do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) participou da primeira edição do Flipcon Brasil Metodologias Ativas, Congresso Mundial sobre Flipped Learning ou Sala de Aula Invertida, realizado em São Paulo nesta quinta-feira (31). O evento é organizado pelo Gen Educação (Grupo Editorial Nacional) e pela Universia Brasil.
O método de aprendizagem de educação invertida foi desenvolvido pelo educador norte-americano Jonathan Bergmann. A conferência foi voltada para o ensino superior, além de Bergmann, o encontro teve mais dois palestrantes, a doutora em educação pela PUC-Rio Andrea Ramal e Gabriel Elmor Filho, doutor em ciências do Instituto Militar de Engenharia (IME).
A forma de aprendizagem da sala de aula invertida consiste nos alunos estudarem conteúdos básicos em casa, com o auxílio de textos, vídeos e áudios. Na sala de aula, o professor aprofunda todo o conhecimento prévio adquirido por meio de exercícios e assuntos complementares. A metodologia favorece o desempenho do estudante. O método vem sendo aceito no mundo todo e é utilizado pela Universidade de British Columbia e por Harvard.
De acordo com a coordenadora do curso de pedagogia do UNIFEB, Lúcia Parreira, a instituição já conta com algumas iniciativas de professores, mas no cenário atual e no compromisso pela qualidade no ensino a instituição tem investido ainda mais para ampliar suas metodologias ativas, “a sala invertida garante um aprendizado protagonista de nossos alunos”, finalizou.