Docente apresenta trabalho em congresso internacional de odontologia forense, na Bélgica
A professora do curso de odontologia do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), Thaís Uenoyama Dezem, apresentou, na última sexta-feira (15), trabalho sobre análise de estimativa de idades através de aplicativos, no Congresso Internacional de Odontologia Forense em Leuven, na Bélgica. Entre outros aspectos, a pesquisa propõe a verificação da idade de pessoas em casos criminais, proporcionando celeridade e baixo investimento em processos judiciais.
Este foi o primeiro evento científico internacional que a docente apresenta trabalho científico, porém Thaís Uenoyama participa, semestralmente, de congressos de criminalística e ciências forenses. Na Bélgica, Uenoyama apresentou estudo aprofundado sobre como os aplicativos de redes sociais podem ser usados para fins periciais e facilitar a análise pelo perito, “temos muitos problemas com infratores que se declaram menores e exames pela arcada podem demorar e ter um custo alto devido a necessidade da realização de exame radiográfico e de profissional qualificado para realizá-lo. Neste caso o aplicativo ajudaria, de forma rápida e barata, o perito ou até mesmo o policial a dizer se aquela pessoa tem ou não mais de 18 anos, por exemplo”, explicou a docente que destaca que o dentista pode atuar em diversas áreas forenses sendo perito nas esferas cível, criminal, administrativa e trabalhista.
A docente ainda destacou a importância de participar de congressos de referência internacional e revelou que participará, em 2020, de congresso científico na Croácia. “Foi uma oportunidade de estar entre os grandes nomes da odontologia forense mundial, trocar experiências e aprender”, finalizou Uenoyama.
O coordenador do curso de odontologia do UNIFEB, Fabiano Sant’Ana dos Santos ressaltou a importância de ter docentes estudando temas atuais, “O comprometimentos de atualização do corpo docente influencia diretamente no aprendizado dos alunos”, destacou.