Projeto Cuida Direito lança Cartilha dos Direitos da Mulher
Um dos temas mais emergentes do momento, a agressão às mulheres, ganhou atenção especial na Cartilha produzida anualmente pelo projeto Cuida Direito, do curso de direito do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), lançada no último dia 3. Em sua quarta edição, a publicação trás, numa linguagem coloquial, informações sobre a proteção dos direitos da mulher nos âmbitos penal, trabalhista e previdenciário.
De acordo com a vice-coordenadora do curso de direito da instituição, Olga Juliana Auad, o documento foi produzido por alunos do curso e supervisionado por docentes e visa atender a população sobre a conscientização de seus direitos, uma vez que está sendo distribuída nos principais órgãos sociais de Barretos, especialmente o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, além de defensorias públicas. “Este trabalho teve um envolvimento muito grande dos alunos, especialmente por se tratar de um tema tão atual, vivenciado e debatido diariamente”, disse. Ainda de acordo com a docente, a Cartilha impacta pelas fotos ilustradas, uma vez que mostram mulheres que passaram por agressões, porém contextualizadas com a perspectiva de mudança e realização de sonhos, mostrando que as mulheres são protegidas pela lei e têm direito à todas as garantias em sua vida, seja nas áreas penal, trabalhista e previdenciária.
A instituição deve disponibilizar, em breve, a Cartilha lançada em seu portal. Já as edições anteriores, que abordam temas como direito do consumidor, idoso e pessoa com deficiência, já podem ser acessadas Portal da Instituição.