Com alto rendimento escolar, universitário do UNIFEB conquista bolsa de estudos em Portugal através de programa do Santander
O universitário do quinto ano do curso de engenharia elétrica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), Junio Gironi Rocha, é um dos 750 alunos de todo o Brasil, contemplados pelo programa Ibero-Americanas do banco Santander, que concede bolsas de estudos em universidades de 10 países da região Ibero-América: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai. Comprometido com os estudos desde seu ingresso no Unifeb, o aluno que tem nota média de 9,4 e agora se prepara para embarcar para Portugal, onde estudará por seis meses na Universidade do Porto, com tudo pago.
De acordo com o universitário, o programa do banco privado surgiu como uma oportunidade imperdível, pois desde quando ingressou no Unifeb, tinha o desejo de fazer um intercâmbio cultural e científico, em programa voltado para a área. A inscrição no programa ocorreu em duas etapas, durante 2017, sendo a primeira com cadastro no site do programa e a segunda com a entrega de documentos no Unifeb, confirmando o rendimento escolar que inclui desde notas, participação em iniciações científicas e outras atividades extracurriculares. Com nota média de 9,4, o universitário atribui a conquista da bolsa pelo seu desempenho acadêmico e estímulo recebido diariamente por docentes, “se dedicar aos estudos é uma forma de criar oportunidades e com o incentivo dos professores isso fica ainda mais fácil e por isso sou muito grato. Sempre tive o apoio dos professores, inclusive para conquistar oportunidades de estágio”, disse
Ao todo a bolsa é de R$ 10.032,00. O valor deve ser usado para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação. Com o embarque agendado para janeiro, o aluno do Centro Universitário revela que esta será sua primeira viagem para o exterior, porém é enfático, “Desde quando entrei na faculdade esperei por este momento, estou preparado”, afirmou. Na Universidade do Porto estudará cinco disciplinas, sendo sistemas de automação, redes de transporte e distribuição, mecânica de fluídos, métodos estatísticos e economia e gestão, num total de 30 créditos ECTS.
O coordenador do curso, Rodolfo Costa, destacou o reflexo do comprometimento do aluno, especialmente sobre a participação de Gironi em iniciações científicas, “ele sempre foi um aluno exemplar e suas notas refletem isso. Entretanto, além do ótimo aproveitamento nas avaliações, ele tem se destacado no desenvolvimento de projetos e participações em programas como o PIBIC demostrando ser um aluno preparado para saltos maiores. Tenho certeza que esta experiência será de grande valia para sua formação profissional e estou certo que representará o Unifeb e o nosso curso de engenharia elétrica com excelência", finalizou.
Sugestão de Legenda: Coordenador do curso de engenharia elétrica, Rodolfo Costa, destacou importância do comprometimento do aluno para conquista de grandes oportunidades, como o intercâmbio.