Alunos do curso de Zootecnia do Unifeb participam de pesquisas sobre o Boi 777
O boi 777 é um conceito de produção de bovinos de corte que tem como objetivo engordar o animal em menor tempo, reduzir o tempo para o abate, o que pode aumentar a lucratividade das propriedades. As estratégias alimentares, e de manejo adotadas para produção desses animais deram nome ao projeto, pois consistem em desmamar bezerros com 7 arrobas de peso, colocar mais 7 arrobas durante a fase de recria, e mais 7 arrobas na terminação, o que leva ao abate do animal com 21 arrobas, num prazo de até 24 meses de idade.
“Este projeto do Boi 777 é resultado de anos de pesquisa, e os alunos do curso de Zootecnia do Unifeb tem ‘livre acesso’ para serem estagiários na Unidade da APTA em Colina, desde o início do curso. Sendo assim, muitos alunos já participaram dos experimentos desenvolvidos sobre o tema. Atualmente, seis alunos nossos estagiam na instituição, mas, mais de cinquenta estudantes já passaram por esse projeto”, explica a professora do Curso de Zootecnia Marcella de Toledo Piza Roth.
Ainda de acordo com a Profª Marcella, “o desenvolvimento deste conceito está revolucionando a pecuária do país, pois diversos produtores já aderiram às tecnologias difundidas pela APTA e tiveram bons resultados de produtividade. Para os alunos é uma oportunidade ‘ímpar’, ainda mais porque os ‘olhos’ da cadeia produtiva estão focados em aprender mais em como produzir o ‘boi 777’. Os nossos alunos não só sabem, como também podem se considerar partes integrantes disso. Sendo assim, ali surgem também muitas oportunidades de emprego e pós-graduação em empresas, e instituições de renome”, finalizou.
Outras importantes pesquisas que os estudantes da Zootecnia do Unifeb participam são: a suplementação de bovinos de corte em pastagens, os confinamentos, os tipos de alimentos e os aditivos em dietas, o controle da produção de metano por bovinos, a qualidade de carne, a reprodução de bovinos de corte, o comportamento de equinos, dietas para vacas e a qualidade do leite.