Formandos da Zootecnia do Unifeb são destaques no 2º Beefday
Muitos ainda estagiam, outros já estão com as “mãos na massa” e se tornaram profissionais, professores e pesquisadores que colocam em prática tudo que aprenderam no curso de Zootecnia do Unifeb Barretos, e participam de importantes eventos como o “Beefday”, em sua 2ª edição, que teve como tema “A ciência a favor do campo” e aconteceu na APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) no Polo Regional Alta Mogiana, na cidade de Colina - SP, nesta quarta-feira (15 de agosto).
A ex-aluna e zootecnista Paloma Helena Gonçalves falou sobre a importância que o Unifeb teve na formação, e na atuação dela na área. “O Unifeb com certeza agregou imensamente na minha vida, tanto quanto aluna, como profissional, gostaria de destacar a parceria da universidade com a APTA, é essencial para o aprendizado, fui estagiária desde do primeiro ano, e esta experiência foi um diferencial na minha carreira. Este evento, o Beefday mostra aos participantes, principalmente o produtor rural as maneiras para melhorar a produção dele”, explica Gonçalves.
A zootecnista e também ex-aluna do Unifeb Leticia Custódio, esteve presente no “Beefday” ministrou a palestra com o tema: “Micotoxina: Um inimigo oculto”.
“Quero com estes estudos alertar os produtores participantes do evento sobre esta substância tóxica que afeta o desenvolvimento dos bovinos de cortes. E sobre a universidade, bom ela foi fundamental na minha trajetória, os professores contribuíram muito para isso , inclusive para dar andamento nas pesquisas no meu mestrado, e agora no doutorado”, fala Custódio.
O ex-aluno e profissional da área da Zootecnia, Weber Amâncio, que recentemente retornou ao país depois de um trabalhando nos Estados Unidos, conta que aprendeu “a parte teórica e prática, os meus estudos no Unifeb tiveram uma base bem fortalecida. E, nos EUA trabalhei na produção de gado, principalmente com o conceito do bem estar do animal, por exemplo, o boi não pode passar por estresse, para se ter uma ideia no confinamento que trabalhei não podia falar alto, tudo isso visando a tranquilidade necessária ao animal, ele terá um rendimento melhor, maior ganho de peso, e isso irá resultar na melhor qualidade da carne. E agora o meu objetivo é dar entrada no meu mestrado, e provavelmente será relacionado a produção de gados”, afirma Amâncio.
De acordo com o professor de Zootecnia do Unifeb, Márcio Martins Ferreira, “o Beefday é um evento que fala das novas técnicas de nutrição animal, gestão de propriedades rurais, entre outros importantes assuntos. Os nossos alunos há cerca de oito anos participam das atividades da APTA, o mercado para a zootecnia é amplo, e de alta demanda, e todos os nossos alunos são muito bem preparados para isso. Desde o primeiro ano da faculdade eles estagiam na APTA, e depois saem para o mercado de trabalho; seja para trabalhar em fazendas, ou em grandes empresas para nutrição animal, ou mesmo se tornam pesquisadores, docentes, todos capacitados e qualificados pelo nosso curso de zootecnia do Unifeb”, finaliza o professor.
Sobre o “Beefday”:
O Beefday é um encontro para difusão de conhecimento com ênfase na produção de bovinos de corte por meio de dinâmicas de campo e palestras ministradas por pesquisadores, pecuaristas e técnicos atuantes na área. Com isso, ele oferece alternativas tecnológicas que se baseiam em resultados de estudos científicos, e que sejam capazes de promover o aumento na produtividade aos diferentes sistemas de produção de carne bovina, na geração de negócios, entre outros aspectos.