“SEMPREINOVA” aborda temas sobre o Futuro do Ensino e a Educação Socioemocional no século XXI
Reunindo mais de 600 participantes, entre profissionais da educação, universitários e interessados, o Seminário SEMPREINOVA foi considerado um sucesso nesta quarta-feira, 12 de setembro, no Teatro “Jorge Andrade”, no UNIFEB.
O IV Seminário de Metodologias e Práticas Pedagógicas Inovadoras teve como tema “Educação Superior para o Mundo Contemporâneo” e de acordo com uma das palestrantes; a professora Drª. Cláudia Costin, “o futuro do trabalho, trará impactos para as instituições de ensino superior. No Brasil temos uma educação básica com grandes desafios, como o fundamental, e o ensino médio. As tarefas das faculdades devem ser repensadas, por um lado suprir as carências educacionais de alguns alunos, e por outro lado conseguir desenvolver competências do século XXI, aquelas que são necessárias para lidar com a automação, a inteligência artificial, estas que vão extinguir tantos postos de trabalho. Ensinar os alunos a resolverem colaborativamente os problemas, desenvolver a criatividade e instigar neles o espirito investigativo, que é a base de todas as ciências, isso é muito importante”, explicou Costin, que ministrou palestra sobre o futuro da educação no Brasil.
Em seguida, a professora Me. Tonia Casarin, falou sobre a relevância da educação socioemocional no século XXI. “Temos que nos preparar para o futuro, estamos vivendo em um contexto do mundo chamado VUCA – ele é volátil, incerto, complexo e ambíguo, e por isso precisamos desenvolver competências socioemocionais, relacionadas a inteligência emocional e social, ter o autoconhecimento, a empatia, o relacionamento, a comunicação e assim escolhermos realmente o que faz sentido para a gente, para o futuro da nossa profissão, deixar um legado neste mundo . Precisamos buscar caminhos nos quais os jovens possam desenvolver essas competências socioemocionais para serem melhores indivíduos, e profissionais que possam contribuir para um mundo melhor”, afirma a Casarin.
“A educação é o que nos move, e nossa responsabilidade é imensa, a missão institucional do UNIFEB é muita clara, formar profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade, por isso das mudanças realizadas”, finalizou a reitora do UNIFEB, Sissi Kawai Marcos.
O evento registrou as presenças de autoridades, entre elas a secretária municipal da educação professora Valéria Mauro Recco, a diretora regional de ensino professora Solange de Oliveira Bellini, a secretária municipal de educação da cidade de Jaborandi Angelita Causin Moleiro e o vereador barretense Fabricio Lemos.