Empreendedores debatem “Planejamento e Inovação” na Noite de Empreendedorismo do UNIFEB
Ter comprometimento, compartilhar informações, fazer networking, planejamento, gestão, marketing, entre outros aspectos, foram debatidos na “Noite de Empreendedorismo”, que aconteceu nesta quinta-feira, 13 de setembro, no UNIFEB.
O encontro reuniu alunos do curso de administração da instituição, profissionais, empreendedores e futuros empreendedores. Segundo um dos convidados do evento, o gerente do escritório regional do Sebrae-SP em Barretos, Rafael Matos do Carmo, as instituições de ensino superior devem focar em atividades de empreendedorismo, tendo como objetivo preparar os universitários para a realidade do mundo empresarial, além de mostrar as oportunidades, e as ameaças do mercado.
“Acima de tudo mostrar aos estudantes que existe uma alternativa, que é a de empreender. Antigamente as pessoas estudavam para trabalhar em uma grande empresa, hoje as coisas mudaram, se todos pensarem assim, no futuro não haverá empregos para todo mundo, por isso deve-se olhar o empreendedorismo como uma alternativa de carreira. E, para entrar nesse mundo, tem que estar preparado, aí entra o papel da universidade que é o de trabalhar as habilidades, como os comportamentos para que eles se formem mais proativos, que eles entendam a importância de fazer o planejamento, um bom plano de negócios, e se conhecer melhor como empreendedor; trabalhar em equipe, estabelecer metas, entre outras características”, explicou Carmo.
De acordo com uma das palestrantes do evento, Fernanda Nudelman, que é fundadora do primeiro espaço brasileiro de ‘Coworking’ (escritórios compartilhados), “hoje há uma grande ‘onda’ de jovens que querem empreender dentro ou mesmo saindo da faculdade, e isso é muito importante, e com informação eles irão fazer uma gestão de forma mais certeira, e correr menos risco dentro do mercado”, finalizou Nudelman.