Protótipos Inovadores ligados a Sustentabilidade foram apresentados pelos Alunos do UNIFEB
Após um semestre de muitos estudos, pesquisas, testes, mais de 100 alunos dos Cursos das Engenharias de Alimentos, Mecânica, Elétrica, Civil, de Produção e Química do primeiro ano apresentaram os trabalhos do Projeto Integrador em evento realizado na Pedra, ponto de encontro tradicional do Campus do UNIFEB.
Todos os 23 projetos tiveram como tema a “Sustentabilidade”, e foram expostos em formatos de banners e protótipos para docentes e a comunidade.
O professor do curso da Engenharia Mecânica, Gabriel Inácio Pontim ressaltou o desenvolvimento, e o envolvimento dos universitários nesse importante projeto da instituição. “Com os alunos da engenharia mecânica trabalhamos o reuso da água dos aparelhos de ar condicionado tendo como destino para o próprio campus, utilizando seja para a jardinagem ou limpeza. Outras temáticas que trabalhamos foi na irrigação subsuperficial para a reutilização da água da chuva para fins não potáveis, e nas casas ecológicas focamos o reuso da água domiciliar. Vale destacar um estudo inicial que os alunos atuaram sobre um motor movido a hidrogênio, em que eles apontaram pontos que deram certos e errados, a partir de agora iremos dar uma reformulação e continuidade nele. Enfim, o tema central é atual, inclusive praticado pelas empresas, e não apenas com o pensamento da economia na conta final, mas também no fator da sustentabilidade econômica e social” , explicou Pontim
Ainda de acordo com o docente, “os estudantes trabalharam muito, desde a parte da pesquisa, da escrita, até o desenvolvimento da fabricação e montagem dos protótipos. Posteriormente eles podem até colocar o objeto à venda no mercado e virar um negócio, fazendo parceria com a própria instituição”.
O estudante do Curso de Energia Elétrica, Douglas Vieira Santana destacou que “o principal intuito com esse projeto foi apresentar a população uma forma de energia limpa, como os painéis fotovoltaicos, que muitos ainda desconhecem. Este painel pode ser instado nas residências, a partir disso fizemos todo o processo desde a instalação, calculamos todos os gastos , os itens utilizados, e claro, a economia que o usuário irá obter na sua conta de energia no final do mês”, explicou. “Colocar todo estudo que aprendemos em sala de aula em prática foi muito importante para o nosso aprendizado, achei diferenciado, e que motiva nós alunos a corrermos atrás dos projetos desde o primeiro ano da faculdade”, finalizou Santana.