Aluna do curso de Engenharia Química do UNIFEB participa de Congresso em Uberlândia – MG
A aluna do curso de Engenharia Química do UNIFEB, Rebecca Barrense apresentou pesquisa no XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica – COBEQ-IC, na Universidade Federal de Uberlândia – MG, nos dias 21, 22, 23 e 24 de julho.
De acordo com o professor de engenharia química do UNIFEB, Inácio Ramos Leite, que também é um dos autores da pesquisa junto ao professor da UNESP, Dr. Roger Darros Barbosa, e outra aluna do UNIFEB, Mirella Martins Luize, “o trabalho apresentado é referente aos resultados de um projeto de iniciação científica sobre - “Comparação entre o desempenho do extrato de tanino de Acácia Negra e quitosana como auxiliar de clarificação de caldo de cana", afirmou o docente Leite.
Segundo Rebecca Barrense, participante do COBEQ-IC, “os dias que passei no Congresso foram extremamente enriquecedores, pude conhecer alunos da engenharia química do Brasil todo, promovendo networking e muito aprendizado, não só com esse contato, mas também com as palestras e minicursos disponibilizados aos participantes” explicou.
Ainda de acordo com Barrense, “esse trabalho tem grande importância para indústria açucareira, no que se diz respeito à inovação e alternativas naturais para a clarificação do caldo de cana. Nos experimentos foram colocados os compostos tanino e quitosana, em comparação em relação a remoção de cor e turbidez, e obtivemos resultados promissores”, finalizou a estudante.
Sobre o COBEQ-IC
O Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica - COBEQ-IC é um evento bianual voltado para os estudantes de Engenharia Química e áreas afins, que desenvolvem atividades de Iniciação Científica em Instituições de Ensino Superior.
O COBEQ-IC está incluído no calendário de eventos da Associação Brasileira de Engenharia Química e tem como objetivos: apresentar e discutir temas relativos à área de Engenharia Química, e promover o intercâmbio de informações entre os estudantes de todo o País, o que contribui para a formação complementar destes futuros profissionais