Projeto de Incubadora de Ovos do UNIFEB em parceria com o Hospital de Amor participa de Congresso na França
Um projeto sobre o “Estudo interdisciplinar Desenvolvimento de uma incubadora de ovos de galinha para testes científicos – Interdisciplinary Learning: Development of Chicken Eggs Incubator for Scientific Testing”, que envolveu professores e alunos do UNIFEB, em parceria com os médicos do Hospital de Amor,participou de Congresso Internacional na cidade de Strasbourg na França, o ICAEEDU 2019 – International Conference on Alive Engineering Education.
O trabalho teve o intuito de projetar e construir uma incubadora de ovos, que terá como utilização pesquisas de remédios para o tratamento de diferentes tipos de câncer.
“Esse estudo focou nas partes práticas, da pesquisa de remédios contra o câncer, e utilizou de testes em ovos da galinha (Membrana Corioalantóica ou CAM). Além do desenvolvimento da parte mecânica e elétrica, da funcionalidade, e do controle desta incubadora em que os ovos são cultivados. Diante disso, o resultado foi satisfatório, uma vez que esse produto é diferente de qualquer outro existente no mercado atual, principalmente por ter uma lâmpada ultravioleta que faz a esterilização da câmara interna da incubadora”, explicou o professor do UNIFEB, Kim Martineli Souza Gonçalves.
Ainda de acordo com Kim, “a máquina é utilizada no Hospital de Amor de Barretos, e está em uma sala dedicada à pesquisa de CAM no setor de Oncogenética”, finalizou.
Os estudantes do centro universitário participantes do projeto foram: Breno Q. Shimoyama e Kemily de F. Lago, e além do professor Kim, os outros docentes: Marcos Eduardo Nepomuceno e Patrícia A. de Andrade.