Mais de 100 ideias para resolver problemas do cotidiano foram apresentadas no encontro Projetos Integradores do UNIFEB
O objetivo do Projeto Integrador é desafiar os alunos dos cursos superiores do UNIFEB a buscarem soluções para problemas presentes nos dias de hoje. Na última semana foram apresentados mais de 100 projetos, alguns com protótipos desenvolvidos, todos buscando a resolução de problemas da sociedade, como foco no empreendedorismo.
O encontro acadêmico dos Projetos Integradores reuniu os mais de 20 cursos do primeiro e segundo semestre, na Pedra, e nos corredores da Instituição. Foram trabalhos em grupos de alunos dos cursos das Engenharias (Ambiental, Civil, Química, de Alimentos, e de Produção), da Física Médica, do Direito, de Sistemas de Informação, da Administração, de Ciências Contábeis, da Farmácia, da Química Tecnológica, da Odontologia, de Serviço Social, da Pedagogia, da Agronomia e Zootecnia.
“Esse é um dos eventos mais importantes da Instituição. Ele fecha todo o semestre, além de priorizar o protagonismo do estudante, e a interdisciplinaridade dele. Desenvolve também as competências e habilidades que vai além da aprendizagem de conteúdo. Enfim é o resultado das pesquisas e trabalhos que eles desenvolveram no decorrer do ano”, explicou a supervisora da equipe de apoio dos projetos integradores, professora Viviane Aparecida Zacheu Viana.
“O nosso projeto é sobre o reuso da água do banho para outras finalidades, como para dar descarga, ou higienização das áreas externas, isso durante o mês vai gerar uma economia de cerca e 40% na conta. Acredito que que desde primeiro ano do curso já trabalhar com resolução de problemas da vida real, do cotidiano, é um desafio para nós, e interessante, pois envolve também a parte de sustentabilidade”, afirmou o universitário do curso de Engenharia Mecânica, Yúri Ramos.