Alunos da Odonto do UNIFEB participaram de missão junto à População Indígena
Uma parceria entre os Cursos de Odontologia do UNIFEB e Medicina da FACISB – Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos deu origem a uma experiência muito especial aos alunos, a participação no projeto “Maloca”, que realizou atendimentos de saúde à população indígena que vive no norte do estado de Minas Gerais, divisa com a Bahia.
O projeto Maloca foi idealizado pela Faculdade de Medicina de Barretos, e nesta edição atendeu a tribo indígena “Xakriabá”.
Quatro alunos do Curso de Odontologia participaram sob a supervisão da professora da instituição Janaína Cardoso permaneceram por uma semana convivendo com a cultura indígena ainda preservada na comunidade atendida.
“É a primeira vez que participamos de um projeto como este, o trabalho foi muito válido e enriquecedor para eles como profissionais da área, pois levar saúde à população carente, e que não tem acesso algum a parte de odontologia, é gratificante”, explicou a professora Janaina. Ainda de acordo com ela, “realizamos atendimentos de atenção básica na odontologia, canais e algumas cirurgias”, afirmou.
A equipe completa foi composta de 31 acadêmicos de Medicina, nove médicos, quatro acadêmicos de Odontologia, um dentista, um enfermeiro e um representante da Renovatio – ONG que atua no fornecimento gratuito de óculos sob medida a populações sem acesso a tratamento oftalmológico.