A odontologia perdeu muito com a sua partida - Beca, descanse em paz!
A odontologia perdeu muito com a sua partida - Beca, descanse em paz!
Em 30 de maio de 2020, a Odontologia paulista foi surpreendida com a notícia da partida precoce do Professor Dr. Paulo Roberto dos Santos-Pinto, que todos conheciam e chamavam carinhosamente de professor Beca. A partida repentina deste colega e amigo certamente deixará saudades e boas lembranças para aqueles que desfrutaram de conviver com ele. Um professor de personalidade amigável e querido por todos, aquele tipo de pessoa que soma pelas experiências interessantes da vida e que dividia com os seus colegas e amigos, o amor pela profissão.
Um cirurgião-dentista que dedicou sua vida profissional à arte de Pierre Fauchard com atuação profícua na especialidade de Edward Hartley Angle, a Ortodontia nas cidades de Ribeirão Preto e Barretos, São Paulo. Na vida acadêmica, em 1987 iniciou como professor de ortodontia da Faculdade de Odontologia da Fundação Educacional de Barretos l FOFEB que, anos depois passou a ser denominada de Curso de Odontologia do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos e, junto com os outros professores do curso, atuou fortemente na formação de jovens cirurgiões-dentistas, além de colaborar para a formação de ortodontistas pelas várias edições do seu curso de especialização promovidos pela pós-graduação do UNIFEB.
O professor Beca era dono de um jeito próprio de incentivar os seus alunos a crescer, além disto tinha uma forma especial de transmitir valores como a ética, o respeito e a educação. Sempre entusiasmado com a Odontologia, lembro-me que todas as sextas-feiras quando eu o encontrava nas clínicas, perguntava-me o que eu estava fazendo para colaborar com a nossa "faculdade de odontologia" e como ele poderia contribuir? No período em que estive coordenador do curso de Odontologia, ele passava cedo para desejar a mim um bom dia e perguntar como eu me sentia, como estava a Fêzinha? Era a maneira carinhosa que chamava a minha única filha - a Maria Fernanda.
Num passado não muito distante, o Beca travou a coluna e ficou internado no Hospital Especializado em Ribeirão Preto e por telefone trocamos ideias boas e a melhor delas foi quando ele me revelou o forte apoio que estava recebendo da sua querida família e de amigos para superação da dor violenta que sentia nas costas. Neste período visitei ele duas vezes no Especializado e nestas oportunidades sempre que falávamos da Odontologia, os olhos dele enchiam de lágrimas de saudades de seus pacientes, dizia - amigo, o trabalho está me fazendo muita falta... sairei desta cama para o consultório! E assim foi, o doutor Beca se recuperou bem e retomou com toda potência os seus compromissos com a prática diária de uma ortodontia de qualidade e esmero.
Decorridos 32 anos de devoção à vida acadêmica, em 2019 o professor Beca deixou o UNIFEB para dedicar à vida profissional nos consultórios que colaborava com a sua vasta experiência clínica visando sempre levar a qualidade da saúde bucal e de vida para os seus inúmeros pacientes. Resta a mim neste momento desejar a Deus que conforte a sua esposa doutora Cristiane que igualmente ao marido e parceiro é cirurgião-dentista e professora de Ortodontia e aos filhos que sintam orgulho em ter convivido de perto com um ser humano digno e tão especial. Meu amigo Beca, que neste 1o de maio de 2020, você descanse em paz!
Uma singela homenagem do amigo
Professor Fabiano de Sant'Ana dos Santos
Pró-Reitor Acadêmico - UNIFEB