Ex-aluno do UNIFEB recebe Menção Honrosa por projeto
Formado em Engenharia Mecânica, o ex-aluno do UNIFEB Barretos Manoel Ávila Neto inventou um aerador de solo, feito especialmente para uso em pastagens e com capacidade de destruir cupins de montículo.
Como reconhecimento de seu trabalho, o Sistema Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso) concedeu uma Menção Honrosa à Fazenda Formosa, propriedade da família de Manoel, pela criatividade na inovação do implemento agrícola aerador de solo.
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial também concedeu a Patente de Modelo de Utilidade ao projeto intitulado Cilindro Aerador e Descompactador de Solos e Demolidor de Cupinzeiros. Popularmente conhecido como “Patente Verde”, trata-se de uma conquista difícil, com um processo longo e demorado, sendo atribuída a produtos que contribuem com a sustentabilidade ambiental.
E foi exatamente isso que o novo aerador proporcionou ao eliminar a lixiviação do solo, um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais que entram nos sulcos feitos pelo aerador. Desse modo, ele promove maior penetração do adubo e a correção química do solo.
O engenheiro Manoel se formou no UNIFEB em 2014, tendo participado de vários projetos dentro do nosso Centro Universitário, como o premiado EcoCar. Suas lembranças da época da graduação são as melhores possíveis.
“Para mim foi um lugar abençoado pelo qual tenho muito empatia. Foram muitos momentos de conquista, de luta e festividades. Conheci várias pessoas importantes lá dentro, como professores que foram fundamentais para minha carreira e para que eu pudesse ser o profissional que sou hoje”, disse Manoel.
Esta é mais uma grande história de sucesso da qual o UNIFEB se orgulha de ter feito parte!